A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Executiva Regional (SER) 5, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realiza, nesta sexta-feira (28), um mega evento em comemoração aos 64 anos do bairro Bom Jardim. A celebração ocorrerá na Praça Santa Cecília, (R. Cel. Virgílio Nogueira, 778) das 9h às 17h, oferecendo uma variedade de serviços para a população fortalezense. A celebração dos 64 anos do Bom Jardim reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, oferecendo serviços essenciais e fortalecendo os laços comunitários.
“O Bom Jardim é uma referência para toda a cidade. É um bairro que possui uma história de movimentos sociais, em prol do direito à cidade, à habitação, e marca a história urbana de Fortaleza. Por isso, a melhor forma de comemorar essa data é com a prestação de serviços à comunidade”, destacou o titular da SER 5, Jovanil Oliveira.
Durante o evento, a população poderá acessar diversos serviços, como o Cadastro Único, oferecido pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), possibilitando a inclusão e atualização dos dados de famílias de baixa renda nos programas sociais do Governo Federal. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) estará presente com emissão da Carteira da Pessoa Com Deficiência, Carteira de Estudante e gratuidade infantil para transporte público.
Na área da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizará serviços como vacinação, educação em saúde bucal e em tuberculose, aferição de pressão arterial e acompanhamento da condicionalidade saúde do Bolsa Família. Além disso, a unidade móvel OdontoSesc Van realizará exames clínicos, limpeza odontológica com profilaxia e remoção de tártaro, além da aplicação de flúor.
A Secretaria Municipal de Proteção Animal (SPA) realizará vacinação antirrábica, feira de adoção e atendimento com médico veterinário no período da tarde. Já o Programa Giro Pet reforçará essa assistência com a oferta de vacinação antirrábica e coleiras antiparasitárias para cães e gatos.
A Estação Móvel de Políticas sobre Drogas contará com uma equipe multiprofissional que realizará abordagens de campo, atendimentos interdisciplinares, emissão de declarações para gratuidade de documentação e encaminhamentos à rede de apoio.
A cidadania também será promovida com a presença do Caminhão do Cidadão, onde será possível emitir a Carteira de Identidade Nacional e outros documentos. Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará disponível para atender a população com serviços como alistamento eleitoral, revisão da situação eleitoral, transferência de local de votação ou município, emissão de certidão de quitação eleitoral, regularização da situação eleitoral e quitação de multas.
A Secretaria da Diversidade do Ceará prestará orientações sobre os serviços do Centro de Referência Estadual Thina Rodrigues. Além disso, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza oferecerá atendimento jurídico e encaminhamentos para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Defensoria Pública do Ceará (DPU) oferecerá orientação jurídica, emissão de ofícios para segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito, consulta processual e encaminhamentos para outros núcleos especializados.
O evento também contará com serviços da Secretaria de Proteção Social (SPS): o Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) e o Programa Primeiro Passo apresentarão informações sobre cursos profissionalizantes e oportunidades no mercado de trabalho. Já a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional oferecerá orientações sobre alimentação saudável.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) prestará atendimento ao cliente para esclarecer dúvidas sobre abastecimento de água e saneamento. A Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Sema) promoverá uma oficina de arte e educação ambiental. No espaço Viva Gente, o público terá acesso a serviços como corte de cabelo, pintura de rosto e braço, entrega de mudas medicinais e lambedor, além de penteados infantis.
Sobre o Bom Jardim
O bairro Bom Jardim originou-se de uma grande fazenda loteada pela família Gentil, recebendo seu nome atual. Uma outra versão sugere que o nome deriva de uma casa de entretenimento onde as mulheres eram chamadas de "rosas" e "flores", originando a denominação Bom Jardim. A Rua Oscar Araripe foi a primeira via aberta, tornando-se o principal corredor do bairro. O Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ) é um equipamento de referência, reconhecido pela comunidade por sua contribuição na formação artística, cultural e digital de crianças e jovens fortalezenses.
Serviço
Evento de comemoração aos 64 anos do bairro Bom Jardim
Data: sexta-feira (28/3)
Horário: a partir das 9h
Local: Praça Santa Cecília (Rua Cel. Virgílio Nogueira, 778)