quarta-feira, 9 de abril de 2025

Vereadores levam ações da Prefeitura ao Grande Expediente

Érika Fonseca/CMFor


O vereador Marcos Paulo (Progressistas) usou a tribuna para comemorar a aprovação do projeto de indicação 761/2025, que aborda a reforma do Centro de Educação Infantil Maria do Socorro Ferreira Virino, no bairro Conjunto Palmeiras. O vereador comemorou avanços na unidade e criticou o descarte irregular de lixo em frente à escola. “É de se indignar as pessoas reclamarem e não fazerem seu papel de cidadão”, disse o parlamentar.

O vereador Dr. Luciano Girão (PDT) deu sequência às suas críticas ao serviço prestado pela empresa de energia elétrica Enel, iniciadas em sessões anteriores. A empresa tenta antecipar a renovação da concessão de distribuição de energia por mais 30 anos no Ceará. Luciano Girão é contra a renovação: “Isso é motivo de preocupação nossa para que esse desserviço não continue”, afirmou o vereador, lembrando casos de desabastecimento de energia que geraram prejuízos para o comércio e população em geral.

O vereador Dr. Vicente (PT) iniciou sua fala com uma nota de pesar pela morte da ex-deputada estadual cearense Maria Zélia Mota, primeira mulher eleita para o cargo. Na sequência, o parlamentar parabenizou o prefeito Evandro Leitão (PT) pelos avanços nos primeiros 100 dias, como: a extinção da taxa do lixo; a limpeza dos canais e redes de drenagem de Fortaleza, entre outras ações. “Parabéns, prefeito, secretários e vereadores que têm apoiado os projetos principais do prefeito”, afirmou o parlamentar.

O vereador Chiquinho dos Carneiros (PRD) destacou a assinatura da ordem de serviço de uma ponte na localidade Montenegro II e melhorias na Rua D e Rua L, marcada para a próxima quinta-feira (10). “Eu quero compartilhar com toda Fortaleza esse trabalho que temos feito em parceria com o nosso prefeito e especialmente com o secretário Osmar Baquit”, afirmou Chiquinho. A obra terá orçamento de R$ 1.199.269,16.

O vereador Gabriel Aguiar (Psol) comemorou o avanço de requerimentos que adicionam pautas ao escopo regimental da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, a qual ele preside. Caso as matérias sejam aprovadas, as pautas sobre agroecologia urbana, animais silvestres e domésticos e a proteção dos mananciais e áreas verdes passarão a ser tipificados no regimento do colegiado. “Não que não fossem antes competência da Comissão, mas passam agora a ser tipificados. Quando nós deixarmos essa presidência continuará tipificado no Regimento para os próximos presidentes também terem uma atenção especial para essas pautas”, explicou Gabriel.

Pela liderança do Cidadania, o vereador Professor Enilson (Cidadania) informou que bairros de Regional 5 foram “fortemente atingidos” pelas chuvas registradas nos últimos dias, em Fortaleza. O parlamentar afirmou sua equipe está elaborando “um relatório minucioso” sobre os impactos das chuvas, que será apresentado ao secretário da Infraestrutura, André Daher, para discutir soluções. “Isso é inadmissível. Passa inverno e chega inverno e a população ainda sofre com esses pontos de alagamento”, cobrou o parlamentar.

Pela liderança da Oposição, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) exibiu um vídeo de uma ocorrência de roubo de hidrômetro, no bairro Itaperi. “É preciso haver um trabalho para que se consiga, por meio da investigação policia, chegar ao receptador, aquele que está comprando”, afirmou o parlamentar, cobrando ações para que esses crimes sejam inibidos.

Pela liderança do Executivo, o vereador Bruno Mesquita (PSD) apresentou informações sobre a compra de medicamentos pela gestão municipal para abastecimento da rede de saúde. Segundo o parlamentar, as compras dos medicamentos são programadas ainda em novembro para o abastecimento durante os primeiros meses do ano.

O vereador admitiu que 77 medicamentos estavam em falta na rede da saúde de Fortaleza em março de 2025, mas que esse número foi reduzido para sete. “Agora, no mês de abril, dos 137 medicamentos, nós já estamos com 130 nos postos de saúde. É claro que num posto ou outro vai acabando mais rapidamente por conta da demanda. Mas, hoje, mais de 90% dos medicamentos já estão nos postos de saúde”, afirmou o parlamentar.

Últimas notícias