Deputado cearense líder do governo informou nesta terça (8) as pautas de interesse do Governo que serão debatidas no Congresso Nacional
O líder do governo Lula na Câmara, deputado cearense José Guimarães (PT), disse nesta terça-feira (8) que as prioridades do governo nesse semestre é discutir e aprovar dois projetos principais: isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil reais e a PEC da Segurança Pública, entregue hoje ao presidente da Casa, deputado Hugo Motta.
Além disso, Guimarães listou outros projetos importantes que irão tramitar na Casa durante o semeste. As informações foram repassadas a jornalistas durante entrevista coletiva ao lado de outros líderes, em Brasília.
"Eu considero que a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil é a mais importante matéria. Ela deve unir o Congresso Nacional porque é crucial para uma parcela da população que paga impostos de maneira desproporcional", disse o líder.
A Câmara deve se debruçar também sobre a Proposta de Emenda Constitucional da Segurança Pública. Essa também é uma aposta do Governo Federal.
"O ministro Ricardo Lewandowski apresentou os eixos centrais: Unificação do Sistema Nacional e Constitucionalização dos FGundos. E iremos criar um SUS da Segurança e proibindo o contigenciamento", destacou.
Adesão ao saque do FGTS, modernização de concessões públicas, o debate sobre o Plano Nacional de Educação e modificações na Lei Aldir Blanc também estarão nas pautas prioritárias do governo nesse semestre.
O governo também deve pautar no Congresso Nacional o uso da inteligência artificial e dar seguimento ao rejuste dos servidores, já previsto na Lei Orçamentária de 2026.
"O Presidente Hugo Motta afirmou que a segurança é prioridade. Vamos fazer um grupo de trabalho para encaminhar a discussão dessas matérias juntamente com a PEC da Segurança", finalizou o parlamentar.