sexta-feira, 4 de abril de 2025

Primeiro dia do 7º FNSecom discute gestão de crise, legislação da publicidade governamental e comunicação digital


No  primeiro dia do 7° Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), que acontece nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, secretários e coordenadores estaduais de comunicação de todo o País avançaram nas discussões sobre gestão de crise, combate à desinformação e eficiência nos gastos feitos por publicidade governamental.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou na abertura do fórum que estamos diante de novos desafios na comunicação e que todos acabam sendo instigados a tratar e pensar como será e como tem sido feita a comunicação na era de inteligência artificial, com interação muito mais rápida de julgamento dos cidadãos e cidadãs sobre ações e omissões.

“Em vez de sermos julgados no final dos mandatos, o julgamento é diário e cumulativo, até chegar ao processo político-eleitoral”, avaliou o governador. “Quando reunimos secretários de comunicação de todos os estados do país, aperfeiçoamos e aprendemos. Ganha a administração pública, com maior transparência e maior publicidade dos serviços públicos”, ressaltou.


O jornalista e secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, avalia que a comunicação governamental é responsável pela divulgação daquilo o que governos oferecem e, assim, possibilita o acesso aos serviços ofertados. “E tudo isso é feito através da comunicação pública. Principalmente no momento em que a gente vê tanta desinformação”, observa.

Manual de Boas Práticas


Além de palestras, debates e trocas de experiências, o encontro marcou o lançamento do Manual de Boas Práticas para Governos em Redes Sociais. Resultado da colaboração entre os 27 estados para aprimorar a comunicação pública por meio das plataformas digitais, o material aborda tópicos como planejamento, monitoramento, legislação, métricas, entre outros.

“A primeira cartilha assinada pelo Conselho Nacional de Secretários de Comunicação, ou seja, com a presença e contribuição dos 27 estados, na qual a gente dá uma indicação para os secretários de Comunicação, para os governos estaduais, de um código de conduta da nossa presença digital”, explicou Igor Marques, jornalista, secretário de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro e presidente do CNSecom.

Para o coordenador de Imprensa da Casa Civil do Governo do Ceará, Thiago Cafardo, o fórum se destaca por possibilitar a discussão de pontos importantes como a comunicação digital. “No evento, discutimos assuntos relacionados às redes sociais, aos streamings, que hoje fazem a comunicação chegar de uma forma mais rápida e eficaz para todos”, relata.

A primeira palestra do dia, intitulada “O andamento do Acórdão do TCU e pontos a serem apresentados para mudança na Lei da Publicidade”, foi proferida pelo procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto. “Nosso objetivo foi chamar atenção para algumas situações e impedir que os gestores possam ser responsabilizados por uma falta de conhecimento na área. O Fórum traz uma legitimidade muito grande sobre as discussões travadas, relacionadas à comunicação pública e aos principais temas do país”, pontuou.

Crise em Tempo Real: A importância do Social Listening”, foi o tema da palestra de Elis Monteiro, treinadora e mentora de digital, e professora da FGV e PUC-RS. Para ela, a comunicação orientada por dados ajuda na tomada de decisões e na criação de programas de Governo. “Por meio de dados, por exemplo, se vence uma crise. É preciso não apenas monitorar menções, mas interpretar conversas, identificar tendências e antecipar crises. A melhor escuta é transformar esse mar de dados em insights estratégicos. Hoje, quem não escuta o seu público em tempo real está fadado a ouvir o barulho da crise quando já for tarde demais”, apontou a especialista.

Também foram temas de palestras: “Monitoramento e resposta em tempo real: Sala de Inteligência”, por Karla Correia, estrategista digital da FSB, e “Publicidade Governamental para Reposicionamento e Prevenção de Crise”, de Pedro Simões, consultor de marketing político..

Nesta sexta-feira (4), a programação inclui abordagens sobre as plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio Palmeira. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos participantes.

Últimas notícias