O parlamentar e a deputada Jô Farias (PT), coordenadora do programa voltado para a preparação de estudantes para Enem e outros vestibulares, conversaram com o aluno e parabenizaram o esforço e desafios superados para conquistar a tão sonhada vaga para estudar num dos cursos mais concorridos do Brasil.
No Enem 2025, o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi o que teve o maior número de inscritos entre todos os ofertados no Ceará no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, 5.876 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 160 vagas ofertadas pela instituição, o que corresponde a uma concorrência de 37 candidatos por vaga.
Romeu Aldigueri explicou que o Alcance conta com mais de 20 mil estudantes. “São muitos alunos espalhados pelos convênios e termos de cooperação que a Alece tem com as câmaras municipais e prefeituras e o nosso objetivo é expandir ainda mais essa oportunidade”, assinalou.
Para o parlamentar, a educação é o caminho para diminuir a desigualdade social. “A educação faz com que as distâncias desiguais sejam superadas. Através da educação vamos fazer um Ceará mais justo. Parabéns a todos que fazem o programa Alcance”, apontou.
Daniel de Souza era aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Gonçalves, localizada no bairro Castelão, em Fortaleza. O estudante salientou que começou a se dedicar às disciplinas voltadas para Medicina no 9º ano do ensino fundamental. “Além de estudar na escola, eu estudava também pelo programa, assistia às aulas e lia as apostilas. Participei desde a aula inaugural e aprendi muito com o material”, frisou.
Além do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, e da deputada Jô Farias, também participaram do momento a primeira-dama do Parlamento, Tainah Marinho, e o coordenador pedagógico do programa Alcance, Evaldo Lima.
ALCANCE ENEM
O Programa Alcance, criado em 12 de maio de 2012, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará voltada para a preparação de estudantes da rede de ensino público para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional por meio da oferta gratuita de cursos preparatórios e profissionalizantes.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar oportunidades para estudantes da rede pública, o programa promove a inserção no ensino superior e no mercado de trabalho por meio de ações presenciais e de Educação a Distância (EaD).