![]() |
Beatriz Boblitz/Ascom |
As obras estavam paralisadas desde novembro de 2024 e foram retomadas em janeiro deste ano. A unidade recebeu um investimento de cerca de R$ 2 milhões em sua requalificação, sendo mais de R$ 900 mil aplicados já na nova gestão. Durante a entrega, Evandro destacou que, além da estrutura física renovada, o posto conta com equipes completas de saúde.
“Estamos entregando uma unidade com atendimento de excelência para a população. São quase 20 mil pessoas beneficiadas por uma equipe multidisciplinar composta por mais de 40 profissionais. Nessa unidade, temos cinco equipes médicas e odontológicas”, afirmou o prefeito.
Evandro também comentou sobre a retomada das obras que estavam paralisadas e da reestruturação da Saúde em Fortaleza. “A população sabe a situação em que recebemos a Prefeitura, com muitas obras paradas. Essa unidade era uma delas, que assumimos e agora entregamos. Além disso, como já disse, até o final deste mês de abril a situação dos medicamentos será normalizada, e é isso que está acontecendo”.
Entre as melhorias realizadas no posto Rigoberto Romero estão a nova pintura do prédio, a modernização da área de odontologia, ajustes na parte elétrica da sala de zoonoses e o reforço no sistema de drenagem para escoamento da água da chuva, evitando alagamentos. Também foram executadas obras de acessibilidade, com instalação de corrimãos e rampas.
“A atenção primária é o nível 1 do nosso sistema. É aqui que se dá toda a integração da saúde com a comunidade, e é o local mais próximo da população, do usuário e da família. Sabemos dos desafios nos processos das unidades básicas, e estamos comprometidos em avançar nesse ponto crítico”, comentou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Socorro Martins.
A diarista Cláudia Faustino foi uma das moradoras que participaram da reabertura da unidade. Segundo ela, o posto fazia muita falta. “A gente sentia muita falta de ter um posto perto de casa. E ele está muito bonito, mudou demais. Tá outra coisa, viu? Nota 10. Hoje vim me vacinar. Eu tenho pré-diabetes e colesterol alto, então sempre venho aqui fazer exames de sangue.”
O posto Rigoberto Romero conta com uma estrutura ampla e moderna, composta por nove consultórios médicos, salas de prevenção ginecológica, coleta, curativo, odontologia (com três cadeiras odontológicas), escovódromo, farmácia, sala do Conselho Municipal de Saúde, sala de reuniões, coordenação, sala de vacinação, acolhimento, fraldário, esterilização, expurgo, copa, DML, banheiros acessíveis, Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e uma sala de Apoio à Mulher que Amamenta.
Ainda durante a reabertura da Unidade de Saúde, foram promovidas diversas ações como parte da estratégia de cuidado integral à saúde da população. Equipes da Secretaria Municipal da Proteção Animal (SMPA) estiveram mobilizadas para a vacinação antirrábica de cães e gatos e para a realização de testes DPP (diagnóstico de leishmaniose em cães).
A unidade conta ainda com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e cinco equipes de Saúde Bucal. Os usuários têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos, exames laboratoriais, prevenção ginecológica e de mama, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites, gravidez, Covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, curativos, pequenos procedimentos, além de serviços de apoio à amamentação, entre outros.