“O Poço da Draga é uma comunidade de quase 120 anos, aqui nós tivemos o nosso primeiro porto e é uma área simbólica para todos nós. Entregar essa região urbanizada, com uma nova Areninha e a recuperação do Pavilhão Atlântico, é motivo de muita satisfação. É mais uma entre muitas entregas que nós iremos fazer em toda a cidade", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A comunidade Poço da Draga tem sua história entrelaçada à da cidade. Seus fundadores chegaram ao local durante a construção do primeiro porto de Fortaleza, inaugurado em 1906 e atualmente conhecido como Ponte Velha.
Além da Ponte, outro equipamento histórico localizado na comunidade é o Pavilhão Atlântico, que já foi coreto da praça José de Alencar, no Centro, terminal de passageiros do primeiro porto e projeto de centro cultural. O espaço de convivência foi completamente requalificado, tornando-se um novo ponto de encontro, lazer e convívio social para os moradores, além de oferecer infraestrutura adequada para o empreendedorismo local.
Segundo o secretário da Infraestrutura André Daher, a obra foi iniciada na gestão anterior, mas estava parada. “Nós encontramos essa reforma paralisada. O prefeito Evandro visitou o Poço da Draga e resolveu, de primeira hora, retomar essa importante obra para a primeira comunidade que ocupou essa região da praia”, ressaltou o secretário.
Dona Maria Augusta da Silva Pires, moradora da comunidade, trabalha há dois anos como ambulante na praia, em frente ao Pavilhão Atlântico e já sente os efeitos da reforma. “Antes não tinha um calçadão, o espaço estava muito destruído. Agora está uma coisa muito bonita. A areninha está ótima, as crianças brincam muito nela e os jovens fazem esporte. A gente trabalhava aqui sem gosto, porque era uma coisa desvalorizada. O povo não vinha muito para cá, porque era meio feio. Agora dá gosto de trabalhar”, comparou.
Morando na comunidade desde que nasceu, há 45 anos, o assistente administrativo e mestre de capoeira Tiago Michel Oliveira da Silva celebrou a reforma como a construção de um novo horizonte para seu filho, Jackson, e outras crianças e jovens do local. “Ter uma estrutura como essa faz com que a criançada e os jovens possam sair da ociosidade, possam ficar longe do que não pode ser feito, da violência, da criminalidade. Com certeza isso vai trazer muitos benefícios para a comunidade”, avaliou, acrescentando que a estrutura também deve proporcionar mais possibilidades para o desenvolvimento do filho.
Durante o evento, o prefeito também reforçou o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Poço da Draga. “Nosso objetivo é fazer uma forte intervenção nessa área, tornando as condições de habitação mais dignas e seguras. Para isso acontecer, nós vamos escutar toda a população daqui da região, para saber qual é o conceito de moradia em comunidade que eles querem que seja implantado.”
Urbanização
Os serviços executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) no Poço da Draga incluíram a criação de um novo calçadão, áreas de praça e a instalação de mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e jardineiras, além da implantação de um novo sistema de iluminação. Também foram construídos banheiros acessíveis, um posto de salva-vidas e um novo estacionamento, além da pavimentação em piso intertravado nas ruas do entorno do Pavilhão do Atlântico.
Outra melhoria significativa foi a urbanização do espigão, que recebeu pavimentação em piso intertravado e um mirante contemplativo, ideal para apreciar o pôr do sol. As intervenções no local foram orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões. Os recursos foram viabilizados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Projeto Areninhas
O projeto Areninhas, iniciado em 2014, tem como objetivo requalificar campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, lazer e cidadania. Ao todo, já foram entregues 132 Areninhas, número que chega a 133 com a nova Areninha do Poço da Draga.
Cada equipamento recebe, em média, 3.000 pessoas por semana nas areninhas grandes, e cerca de 820 pessoas semanalmente nas mini areninhas, entre crianças, jovens e adultos que utilizam o espaço para prática esportiva e atividades comunitárias.
Mais do que um local para o esporte, as Areninhas são pontos de encontro, convivência e formação cidadã, proporcionando mais qualidade de vida para as comunidades.
A nova Areninha do Poço da Draga foi entregue neste sábado, reforçando o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a promoção do esporte, lazer e inclusão social.