Nesta segunda-feira, 14 de agosto, às 9h30, na sede do Ponto de Cultura Nova Vida, o Movimento Mães Cannábicas do Cariri - Associação Cannábica (AME) promoverá um debate sobre o uso medicinal da maconha.
A maconha medicinal, também conhecida como cannabis medicinal é utilizada no tratamento de diversas condições de saúde, incluindo epilepsia, esclerose múltipla, dores crônicas, ansiedade, depressão e efeitos colaterais de tratamentos contra o câncer, com registros históricos de uso terapêutico que remontam a antes de Cristo. No Brasil, o tratamento requer prescrição médica e está sujeito à regulamentação governamental.
O evento, voltado para cerca de 35 famílias atípicas e mediado pelos integrantes da Associação AME, Arlet Almeida e Ricardo Rocha, com o objetivo de orientar sobre as possibilidades terapêuticas e os aspectos legais do tratamento.
Arlet Almeida destaca que a Associação, fundada em 2017, atua na esfera jurídica, disseminando informações e prestando acolhimento às famílias, garantindo acesso ao tratamento com cannabis para todos que necessitam.
O Crato foi um dos primeiros municípios do Ceará a ter o "Dia Municipal de Conscientização do Uso do Cannabidiol Medicinal". O Dia Municipal de Conscientização sobre o Uso do Cannabidiol Medicinal tem como finalidade promover campanhas publicitárias, campanhas institucionais, seminários, palestras e cursos de formação sobre a utilização terapêutica dos derivados da cannabis de forma medicinal por pacientes e seus familiares e/ou responsáveis legais, ficando a realização das atividades a critério do Comitê Interinstitucional e/ou de empresas privadas, podendo ainda o Município promover tais atividades. O Dia é reconhecido pela Lei nº 3.944, de 15 de setembro de 2022.
Serviço:
Roda de conversa sobre uso medicinal da maconha
Dia: 14 de abril
Horário: 9h30
Local: Projeto Nova Vida – Rua São Francisco, 58 Pinto Madeira – Crato/CE.
Movimento Mães Cannábicas do Cariri - Associação Cannábica (AME) - Estrada da BEC, 13 – Lameiro Crato/CE.