A campanha disponibiliza vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana para estudantes com até 15 anos de idade. Além disso, os estudantes maiores de 5 anos e menores de 15 anos também poderão vacinar contra meningite e HPV. Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na própria escola em que estudam ou serão levados até a Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que as vacinas ofertadas no Brasil são seguras e salvam vidas. “O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação”, disse. Padilha também destacou a importância de os pais apoiarem a vacinação dos filhos. “Cada mãe e cada pai brasileiros, que cresceram tendo acesso a todas as vacinas do SUS, sabem da importância da vacina e de que uma criança vacinada é sinônimo de família protegida”, lembrou.
ABERTURA
Um evento online nesta segunda, marcado para às 15h, marca a abertura dos trabalhos da Semana Saúde na Escola 2025. O Governo Federal vai promover o 15º Webinário Nacional e Intersetorial do PSE, o “Zé Gotinha na Escola: Bora Vacinar”. O evento tem como objetivo destacar a importância da imunização de crianças, adolescentes e jovens, a qual desempenha um papel fundamental na defesa da vida e na prevenção de doenças infecciosas, protegendo, além deste público, toda a comunidade. O webinário será transmitido pelo Canal do YouTube do MEC.
Neste ano, a União está disponibilizando a Caderneta de Vacinação Digital, que permite aos familiares e/ou responsáveis monitorar todas as vacinas, conferir se está em dia com a imunização e acompanhar todas as informações das consultas e da saúde dos seus filhos. Segundo o ministro da Saúde, a ferramenta também alertar quando for o momento da criança tomar uma nova vacina ou uma dose de reforço. Para baixar a caderneta, basta acessar o aplicativo Meu SUS Digital.