A realização do evento será de 14 a 16 de abril, com painéis, palestras e conferências, sob o tema ‘Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperação Internacional e Popularização da Ciência’. A programação também conta com a abertura da Exposição Interativa, às 17h, "Fósseis da Chapada do Araripe - Acervo de fósseis repatriados, Holótipos e Paleoarte, num trabalho inédito de expografia que será apresentado ao público participante.
O Colóquio de Patrimônio Fossilífero do Brasil reunirá especialistas, pesquisadores e instituições para debater a proteção do patrimônio fossilífero brasileiro, a importância de sua repatriação e o fortalecimento de políticas públicas na área.
O colóquio também contará com exposições e visitas técnicas, com transmissão online para ampliar a participação. Além disso, terá a presença de uma missão técnica da Alemanha, promovendo o intercâmbio científico entre os dois países.
O evento é uma realização conjunta do Geopark Araripe Mundial da UNESCO, URCA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), MRE, com o suporte financeiro do CNPq e da URCA, por meio do Governo do Estado, e apoio institucional das instituições convidadas.
Estão confirmadas as presenças no evento do Presidente da Rede Global de Geoparks, Nickolas Zouros, Juana Nunes, Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o presidente da Rede Brasileira de Geoparks da UNESCO e Diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, o vice-coordenador da Rede Geolac, Felisa Arellano, da coordenação Nacional de Arqueologia do México, a representante da Embaixada da Alemanha no Brasil, Friederike Melzner, o membro do Conselho de Administração da Sociedade Senckenberg para Pesquisa da Natureza, Danilo Bandeira, o secretário da DAM/MRE e Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, o Procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, o coordenador de cátedra da UNESCO, Artur Sá, e Emmaline Rosa, Coordenadora da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe – Rede GeoLAC.