Ações para recuperação da Rede Cuca, apoio a festivais e crédito para pescadores foram discutidas em Brasília nesta segunda (7).
Uma reunião realizada nesta segunda-feira (7), em Brasília, reuniu a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela (que participou por videoconferência). Na pauta, projetos estruturantes ligados à cultura, juventude e economia popular do estado.
Entre os principais pontos discutidos, está a recuperação da Rede Cuca, que enfrenta dificuldades de infraestrutura. José Guimarães solicitou o apoio do Banco do Brasil, e a presidenta da instituição encaminhou uma análise técnica sobre a possibilidade de formar um consórcio entre o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e a Fundação Banco do Brasil para atuar na reconstrução da rede.
Também foi tratado o Projeto São João do Ceará, voltado à valorização das festas juninas e da cultura popular. Tarciana Medeiros solicitou que a proposta seja submetida com urgência ao sistema de avaliação do banco. O projeto foi apresentado oficialmente em reunião da Secretaria de Cultura com o Ministério da Cultura nesta terça-feira (8).
O Circuito de Festivais Públicos do Ceará, iniciativa que busca fomentar manifestações culturais diversas no estado, também foi apresentado durante o encontro.
Na área econômica, Guimarães defendeu maior presença institucional do Banco do Brasil na Expocrato — considerada a maior feira agropecuária do estado e uma das maiores do país.
Ainda na reunião, o deputado cearense solicitou a criação de uma linha de crédito voltada especificamente para pescadores artesanais. A presidenta destacou que já existem opções de financiamento semelhantes.
Por fim, foi acordada uma agenda entre José Guimarães e a superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Priscila Requejo. O objetivo é ampliar o diálogo institucional e dar celeridade às demandas do estado, especialmente nas áreas de cultura, economia popular e desenvolvimento regional.