segunda-feira, 7 de abril de 2025

Guimarães e Camilo afinam discurso sobre o PNE e obras da Educação no Ceará em reunião no MEC


Em uma movimentação estratégica para alinhar prioridades do governo federal na área da Educação, o líder do governo na Câmara, deputado *José Guimarães*  (PT), se reuniu na manhã desta segunda-feira (7), no Ministério da Educação, com o ministro Camilo Santana. O encontro aconteceu em Brasília e teve como pauta central o Plano Nacional de Educação (PNE), além das obras do PAC no estado do Ceará e rumos do PT Ceará. 

O encontro reforça o compromisso do governo em garantir coesão entre suas principais lideranças políticas na condução das políticas educacionais. 

O PNE, cuja tramitação no Congresso deve ganhar fôlego nas próximas semanas, exige sintonia fina entre Executivo e base parlamentar. Camilo e Guimarães, ambos cearenses e politicamente alinhados, têm papel decisivo nessa engrenagem.

Outro ponto de destaque na agenda foi o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltadas à Educação no Ceará. Guimarães, aliado próximo do presidente Lula e articulador direto do PAC no estado, reforçou com Camilo a importância da execução eficiente das obras — que, para além de sua relevância estrutural, têm forte valor simbólico para o governo de Elmano de Freitas.

Entre os projetos discutidos, estão o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Crato, que começará a ser construído nos próximos dias, e os hospitais universitários da UFCA em Juazeiro do Norte e o Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza. 

As obras, segundo Guimarães, são “vitrines concretas do compromisso do governo federal com a interiorização e fortalecimento da rede pública de ensino superior”.

O encontro também teve espaço para articulações internas do Partido dos Trabalhadores no Ceará. Guimarães e Camilo trocaram impressões sobre o PED — Processo de Eleição Direta — que renovará as direções partidárias no estado. Ambos são figuras centrais na engrenagem petista cearense, e o processo eleitoral interno é visto como uma oportunidade para reafirmar o projeto político em curso.

A reunião sinaliza que a base do governo busca garantir estabilidade e coesão no avanço das pautas prioritárias, sobretudo em áreas estratégicas como a Educação. Guimarães e Camilo demonstram, com esse gesto, que a coordenação entre Brasília e os estados permanece como ativo essencial para a concretização das promessas de campanha do presidente Lula.

Últimas notícias