Neste sábado (5), o governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, visitou o Hospital Universitário do Ceará (HUC). Parte integrante da agenda de ampliação dos serviços do HUC, a visita tratou, especificamente, dos preparativos para a abertura, até o final deste mês, de 60 leitos para cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade.
"Voltei hoje ao Hospital Universitário do Ceará para saber como tem sido os primeiros dias de atendimento na unidade, conversar com os pacientes e os profissionais desse equipamento, que é um dos maiores hospitais públicos do país e que, para o nosso orgulho, já vem salvando muitas vidas. Com 832 leitos, tecnologia de ponta e profissionais expostos, temos garantida saúde de qualidade para os cearenses", afirmou o chefe do Executivo, reafirmando que os novos leitos estarão disponíveis até o fim de abril.O Após conhecer o local que será destinado a pacientes de Ortopedia, em períodos pré e pós-operatórios, o governador visitou algumas alas do equipamento e conversou com pacientes, como Elton Ferreira da Cruz, 63 anos, residente em Pacajus, que foi transferido do Hospital Leonardo da Vinci (Helv), para fazer uma angioplastia em perna. O gestor afirmou que “foi gratificante ouvir o seu Elton, que fez cirurgia por conta de problemas vasculares, o 'obrigado, Elmano: estou me sentindo muito bem cuidado, com todo o carinho e atenção de todos os profissionais, desde o momento que entrei no hospital'; por isso, seguiremos firmes trabalhando para levar mais saúde para o nosso povo”, enfatizou Elmano de Freitas.
Ortopedia na Rede Sesa
Em Fortaleza, o serviço de Ortopedia está disponível no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). No interior do estado, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, também contam com a especialidade.
Por meio da Política de Incentivo Hospitalar, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também participa do financiamento do serviço de Ortopedia em outros 20 hospitais localizados no interior. A pasta repassa, anualmente, cerca de R$ 20 milhões às unidades.
Com investimento da ordem de R$ 667,71 milhões, o HUC já contabiliza, desde a inauguração, em 19 de março último, mais de 570 atendimentos, incluindo 161 internações, 129 cirurgias e 29 procedimentos cirúrgicos. Em pleno funcionamento, a unidade de saúde contará com um total de 832 leitos, incluindo 180 leitos complementares, em mais de 30 especialidades. O HUC presta serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. Os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação do Estado.
No novo hospital, os pacientes recebem assistência ambulatorial e realizam exames de imagens como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma e cintilografia. Desde a inauguração, estão em funcionamento: Cinco serviços especializados – Cirurgia Vascular – Oncologia (Clínica e Cirúrgica) – Hematologia – Urologia – Cirurgia Cabeça e Pescoço; Centro de Imagem completo, com Ressonância, Tomografia Computadorizada, duas Hemodinâmicas, Ultrassom, Ecocardiograma, Eletrocardiograma; 159 leitos, 120 enfermarias cirúrgicas e clínicas (leitos internacionais), 10 UTIs adulto – 15 da Unidade de Internação Breve (UIB) – dois leitos de Sala Vermelha (UIB) – dois leitos de Intercorrência (Centro de Quimioterapia) – 10 leitos de recuperação pós-anestésica; Unidade de quimioterapia ambulatorial, 16 consultórios adultos no ambulatório, 6 salas cirúrgicas no centro cirúrgico geral e 10 leitos de recuperação pós-anestésica.
O HUC também conta com o Sertrans (Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para Pessoas Transgênero), onde os pacientes têm acesso a consultas com especialistas, além de serviços como reposição hormonal e exames laboratoriais e de imagem. O encaminhamento é feito pela Central de Regulação do Estado, que agenda e direciona os usuários. O Serviço conta com equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, psiquiatra, psicóloga, assistente social e enfermeira.