quinta-feira, 17 de abril de 2025

Fundação Otília Correia Saraiva deve começar a operacionalizar Medicina Nuclear ainda este mês




A Fundação Otília Correia Saraiva, por meio do Hospital Santo Antônio, segue com a preparação de seus colaboradores para iniciar a operacionalização da medicina nuclear. Esta conquista é um avanço significativo para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
O treinamento está em fase final e segue à risca todos os protocolos técnicos. A nova tecnologia permitirá a realização de exames avançados, como a Tomografia por Emissão de Pósitrons acoplada à Tomografia Computadorizada (PET-CT ou PET SCAN), um dos mais modernos procedimentos de diagnóstico por imagem no mundo. Esse exame é essencial para a detecção e acompanhamento do câncer, além de beneficiar pacientes com doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

A previsão é que a formação encerre ainda neste mês de abril e em seguida, os atendimentos serão iniciados. “Este é o primeiro equipamento totalmente digital do Estado do Ceará e o primeiro do interior do Norte e Nordeste. Trata-se de uma tecnologia de ponta, que impactará positivamente a saúde da região, oferecendo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes”, destacou o médico nuclear e responsável técnico, Dr. Adriano Lopes.

Com o serviço em funcionamento, serão beneficiados os pacientes dos 45 municípios da macrorregião do Cariri, além de outras localidades do Nordeste.

(Colaborou Pedro Paulo Vieira)

Últimas notícias