Esse projeto visa fomentar a economia criativa e a geração de renda na comunidade local, valorizando os saberes e fazeres dos microempreendedores. Os mesmos utilizam matérias primas dos mais variados tipos, como fibras de bananeiras, óleo do coco babaçu, palha de milho, crochê com barbante, composição em retalhos, malha de algodão, manteiga de palma, fécula de batata, farinha de arroz, e muitos outros.
Entre as atividades em comemoração ao aniversário da Mirarte Caldas, está sendo promovida a oficina “Gastronomia e empreendedorismo: lanches e salgados”, ministrada por Indra Nogueira. Por meio de aulas práticas e teóricas, os participantes estão aprendendo as melhores técnicas de preparo e apresentação, além de administrar e empreender em pequenos negócios de alimentação.
No sábado, 12, os participantes da oficina estarão expondo os produtos que aprenderam a fazer. E para abrilhantar mais ainda a festa, a programação musical terá shows de grandes artistas da região e também de outros estados.
Se firmando como um dos grandes nomes da MPB de sua geração, o cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno se apresenta às 18h, e leva o show do seu segundo álbum de carreira intitulado Contemplação (2022). Este álbum fala sobre o cotidiano, expressa suas opiniões, e relata um Brasil que vai do litoral e das periferias até os rincões do interior nordestino.
Os artistas Ranier Oliveira e Tamara Lacerda irão apresentar o show “Nosso Encontro”, às 19h, uma celebração à genialidade de Sivuca e Hermeto Pascoal. O show revisita a obra desses dois ícones da música brasileira, trazendo interpretações únicas que transitam entre a fluidez do improviso jazzístico e a riqueza tímbrica das matrizes nordestinas.
Para encerrar a noite, às 20h, a artista Vannick Belchior, filha do cantor e compositor Belchior, leva o show “Das coisas que aprendi nos discos”, que reproduz um verso da letra de Como nossos pais (1976) e traz uma seleção de músicas do pai escolhidas a dedo pela jovem artista. No repertório entram canções com as quais ela tem uma ligação afetiva e que traduzem sua essência.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.