![]() |
Diana Vasconcelos |
Cada kit de Saúde Pré-Natal é composto por um tensiômetro e um estetoscópio, utilizados para aferir a pressão arterial e os batimentos cardíacos da gestante. Também integra o kit um detector fetal, para monitorar a frequência cardíaca do bebê ainda no útero. O investimento do Estado na aquisição dos equipamentos foi de R$ 2 milhões.
Inicialmente, os kits serão entregues a 45 municípios da região do Cariri e a outros 20 do Litoral Leste. O objetivo, segundo o governador Elmano de Freitas, é fortalecer a atenção primária, com a distribuição desses kits, segundo cronograma definido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A distribuição será ampliada para todo o estado. “Permitindo, assim, um trabalho mais forte dentro do ‘De Braços Abertos’, que fortalece a atenção primária à saúde do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas. “É mais cuidado, mais prevenção e menos mortalidade infantil”, completou.
Outra intenção da ação é a redução da mortalidade materna e infantil, um dos principais desafios de saúde pública no Brasil. “É extremamente importante esse alinhamento com os 184 municípios e estarmos de mãos dadas nessa parceria, por isso conto também com o apoio do presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Rilson Andrade. Todos juntos e com o Projeto De Braços Abertos, conseguimos reduzir a taxa de mortalidade infantil, que, em 2024, foi de 9,9%, a menor desde 2017, na região do Cariri. Isso é resultado de um trabalho em conjunto”, ressaltou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

Ao receber os kits do seu município, o prefeito do Crato, André Barreto, chamou a atenção para o poder da parceria
A superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina Mota, destacou o impacto desses equipamentos para a qualificação do cuidado materno-infantil. “Estamos entregando esses kits para estarmos mais próximo de cerca de 18 mil mulheres gestantes, que é a média anual de gestantes entre a nossa população de 1,5 milhão de pessoas. Iremos tocar essas gestantes, escutar esses bebês, proporcionando um cuidado adequado e esse olhar de zelo e de carinho do Governo do Estado com essas mulheres”, disse.
Um dos municípios que recebeu os kits foi o do Crato. O prefeito da cidade, André Barreto, chamou a atenção para o poder da parceria. “Um de nossos compromissos de gestão é agilizarmos os exames laboratoriais das gestantes e das crianças de até um ano e essas ações em parceria nos dão mais ânimo para o futuro”, pontuou.