
O governador Elmano de Freitas participa do evento, realizado em Xangai, na China, onde o Ceará é o único representante brasileiro. “Estamos aqui fazendo um trabalho de buscar empresas, fazer negociações, buscar intervenções para garantir esse grande parque automobilístico para o Ceará, para gerar emprego e oportunidades para o nosso povo”, afirmou pelas redes sociais.

Ao lado do chefe do Executivo Estadual, o diretor-geral da Comexport, Rodrigo Teixeira, anunciou a previsão de início das contratações. “Gostaria de testemunhar o esforço do Governo do Ceará de tornar realidade esse sonho que é ter o polo automotivo. E devemos iniciar a contratação dos cearenses para trabalhar no polo automotivo já a partir do mês de julho”.

A expectativa é que o polo automobilístico do Ceará gere, inicialmente, 250 empregos formais. A produção dos primeiros veículos também está prevista para este ano, segundo a Comexport, considerada a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da empresa.

O projeto será a 1ª planta multimarcas do país, responsável pela produção de 80 mil veículos por ano. O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, também participam da viagem.