![]() |
Érika Fonseca |
Nesta quinta-feira (10), em sessão plenária, a partir das 10h30min, o presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB), apresentará o projeto estrutural do Espaço Evoluir. A criação do núcleo, aprovada por unanimidade pelos vereadores no dia 2 de abril, representa um marco da atual gestão, que completa 100 dias no comando do Legislativo da Capital.
Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down, o Espaço Evoluir integra a reestruturação nos serviços de saúde ofertados pelo Legislativo e o compromisso da Mesa Diretora com a política de inclusão e no acesso das pessoas com deficiência aos seus direitos.
“Nós implementamos pela primeira vez a Gestão de Inclusão na Casa, aprovamos o Evoluir. O lançamento desse Espaço para atender crianças e adolescentes com síndrome de Down e autismo é um caminho sem volta. A gestão do vereador Leo Couto vai passar, mas vou sempre sentir orgulho ao falar para meus filhos e netos que nós iniciamos essas mudanças para fortalecer a inclusão no Parlamento da nossa Capital. Os próximos presidentes terão a obrigação de melhora e ampliar essas políticas de inclusão implementadas por esta gestão da Câmara de Fortaleza”, destaca o presidente Leo Couto.
O núcleo oferecerá assistência especializada, com atendimento multidisciplinar realizado por psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, neurologista, assistente social, dentre outros profissionais. O Espaço Evoluir irá atender a demanda de servidores da Câmara e da comunidade do entorno.
Para a gestora de Inclusão da Casa, Livinha Vasconcelos, esse é só o começo da caminhada que o Legislativo da Capital vai percorrer. “O Espaço Evoluir simboliza o início de uma mudança que queremos deixar no legado da Casa e também inspirar outras casas legislativas, para que possam fazer o mesmo, ou melhor. Estamos só iniciando essa nova caminhada, queremos fazer bem mais. Sabemos que vamos abrir portas para várias iniciativas. Política de inclusão pede inclusão, e nada melhor do que ser exemplo para todos”.
Com a reestruturação do setor de saúde da Casa também serão ampliados os serviços oferecidos aos servidores e incluindo novas especialidades, além de atender a população no entorno. A Coordenadoria de Saúde do Servidor implementará um atendimento no modelo de policlínica, contando inicialmente com clínico geral, cardiologista, endocrinologista, ortopedista, psiquiatra e pediatra.
A Coordenadoria de Saúde atuará com dois eixos: Unidade Clínica e Espaço Evoluir.