quinta-feira, 3 de abril de 2025

Ceará é anfitrião do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de ComunicaçãoHian

Hiane Braun/Ascom

Secretários de comunicação de todos os estados do Brasil estão reunidos em Fortaleza, nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), para debaterem legislação da publicidade governamental e comunicação digital, no 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), realizado no Centro de Eventos do Ceará.

O governador Elmano de Freitas e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, participaram da abertura do encontro. O jornalista Thiago Cafardo e a publicitária Nara Rodrigues, coordenador de Imprensa e coordenadora de Publicidade do Estado do Ceará, respectivamente, também recepcionaram os participantes.

Ao dar boas-vindas aos participantes, o governador Elmano de Freitas falou do orgulho de o Estado do Ceará sediar o encontro e ressaltou que estes dois dias serão de trocas de experiências, resultando em benefícios aos cidadãos.

“Estamos num período de muitos desafios. Primeiro, levar os serviços públicos ao conhecimento da população, de garantir a transparência na administração pública, garantir que possamos ter a eficiência e superar a desinformação muitas vezes criada por informação incorreta em redes sociais, além de garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos”, apontou. 

“Quando a gente reúne secretários de comunicação de todos os estados do país, a gente aperfeiçoa, aprende. E ganha a administração pública, com maior transparência e maior publicidade dos serviços públicos”, ressaltou.


Para o secretário da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, a comunicação é parte muito importante de todo governo que zela pela transparência e precisa prestar contas para a população de tudo o que vem realizando todos os dias. “Para que as pessoas possam se informar como o governo tem agido, como tem trabalhado cada questão, como tem avançado em cada área. E tudo isso é feito através da comunicação pública. Principalmente no momento em que a gente vê tanta desinformação. As fake news avançaram muito profundamente não só aqui no país, mas em todo o mundo. Então, quando você faz essa comunicação governamental de forma correta, intensa, e em parceria com veículos sérios que prestam informações todos os dias, quem tem a ganhar é a população, que passa a ser melhor informada de fatos que realmente são verdadeiros e que fazem parte da vida da população”.

Secretário de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro e presidente do Conselho, Igor Marques destacou a oportunidade de reunir secretários e coordenadores de comunicação de todo o Brasil, quando serão discutidas pautas de interesse na área da comunicação pública. “A gente já vem, ao longo dos últimos dois anos, discutindo temas fundamentais, como o combate às fake news, a boa gestão dos recursos públicos para as ações de publicidade e, hoje, no Ceará, nós estaremos debruçados, ao longo desses dois dias, para discutir a unidade das atuações dos governos estaduais no combate (às fake news) e nas situações de crise”.

Coordenador de Imprensa da Casa Civil do Governo do Ceará e anfitrião do evento, o jornalista Thiago Cafardo reforçou a importância da comunicação digital para aproximar governo e cidadão. “A comunicação digital é um dos principais pontos discutidos aqui, porque hoje é o principal ponto da comunicação. No evento, discutiremos questões relacionadas às redes sociais, aos streamings, que hoje fazem a comunicação chegar de uma forma mais rápida e eficaz para todos”.

Últimas notícias