![]() |
Aerlon Avelino/Ascom |
Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quarta-feira (16), no Auditório Vereador Amarílio Pequeno da Silva, a entrega das Comendas da Inclusão – Fita de Quebra-Cabeças. A honraria é destinada a pessoas que têm se destacado na conscientização e difusão da neurodiversidade, em especial no cuidado e na luta por direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A comenda é fruto de um projeto de autoria do presidente da Câmara, vereador Felipe Vasques (AGIR), e simboliza o reconhecimento institucional aos esforços de mães, pais e responsáveis por crianças atípicas. Durante a cerimônia, 21 comendas foram entregues a cidadãos que desempenham um papel fundamental na defesa da inclusão e da dignidade das pessoas neurodivergentes em Juazeiro do Norte.
Em seus pronunciamentos, os homenageados agradeceram o reconhecimento e destacaram a importância de se manter o olhar atento do Poder Legislativo para as pautas da inclusão. Eles usaram a tribuna para relatar suas vivências, desafios e conquistas no cotidiano das famílias atípicas, reforçando o apelo para que políticas públicas voltadas ao TEA e TDAH continuem sendo debatidas e implementadas.
O presidente Felipe Vasques não pôde participar da solenidade, em razão de uma viagem oficial, mas foi representado por sua esposa, a Dra. Karla Denise. Na ocasião, ela destacou a importância da cerimônia e da luta das famílias atípicas. “Hoje homenageamos as mães atípicas, através dessas mulheres admiráveis, essas mulheres inspiradoras que aqui estão. Estamos aqui não só para homenageá-las, mas para dizer: estamos juntos. Essa Casa Legislativa não só reconhece, mas apoia, escuta, luta com vocês e trava essas batalhas ao seu lado”, declarou.