quarta-feira, 9 de abril de 2025

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que garante 30% de reserva em espaços esportivos para mulheres

Aeronave Avelino/Ascom


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), no Plenário Dra. Yanny Brena, importantes matérias voltadas ao bem-estar social e à inclusão. Um dos destaques foi a aprovação do projeto de lei de autoria da vereadora Professora PG (Podemos), que garante a reserva mínima de 30% dos agendamentos em equipamentos públicos esportivos para a prática de esportes por mulheres, fortalecendo a participação feminina nas políticas públicas do esporte.

A sessão teve início com a posse do suplente de vereador Alex da Civil (PRD), que assume a vaga do vereador Márcio Joias (PRD), licenciado por 120 dias. Em seu pronunciamento, Alex agradeceu o apoio da população juazeirense e destacou as suas principais bandeiras para a melhoria da qualidade de vida dos juazeirenses.

Durante o Pequeno Expediente, os vereadores levantaram temas relevantes como a falta de cuidadores para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, abordada pelo vereador Capitão Vieira (MDB), que também relatou preocupação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre a continuidade de suas atividades. A vereadora Professora PG, por sua vez, destacou sua visita ao Restaurante Popular, destacando os pontos positivos do estabelecimento e apontando também as melhorias possíveis para o serviço.

Durante a sessão, projetos importantes deram entrada na Casa, entre eles o da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), que cria o “Calendário Festival Anual da Alameda”, e o da vereadora Rita Monteiro (PSB), que institui o Programa “Trombose Zero” no município. Também foi protocolado o projeto do vereador Raimundo Jr. (MDB) que cria a premiação “Professor Inovador” e outro que trata da transparência na distribuição de cestas básicas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest).

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram projetos de utilidade pública, como o reconhecimento do Instituto Adonai Brasil e o projeto de substituição de sirenes nas escolas que atendem alunos com TEA, ambos de autoria do vereador Raimundo Jr. (MDB). Também foram aprovados pelos parlamentares seis títulos de cidadania juazeirense para personalidades pelos seus relevantes serviços prestados ao município.

O Grande Expediente foi marcado pelo uso da tribuna pelo professor e escritor Émerson Cardoso, que recebeu moção honrosa da Casa Legislativa. Em sua fala, Émerson destacou a importância do apoio à produção artística e cultural de Juazeiro do Norte. Em seguida, a professora Elly Krishna denunciou casos de assédio moral na EEEP Professor Moreira de Sousa, recebendo solidariedade dos parlamentares, que prometeram encaminhamentos junto à Crede 19, Secretaria Estadual de Educação, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará e Ministério da Educação buscando a resolução do caso.

Encerrando a sessão, os vereadores utilizaram o tempo regimental de 10 minutos para tratar de assuntos diversos, como a situação da Creche Padre Francisco Jacinto, no Bairro Triângulo, relatada pelo vereador Vinícius Duarte (PSD), que cobrou melhorias na estrutura do espaço, com a cobertura da quadra e o funcionamento de 15 aparelhos de ar-condicionado. 

A sessão reforçou o compromisso da Câmara com pautas voltadas à inclusão, à educação e à promoção dos direitos das mulheres, reafirmando o papel do Legislativo juazeirense como espaço de escuta e ação em favor da população.

Últimas notícias