![]() |
Ascom |
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (10), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidente Dra. Yanny Brena, marcada pela intensa participação popular e a aprovação de projetos importantes para o município. O destaque da Ordem do Dia foi a aprovação do projeto de lei da vereadora Rita Monteiro (PSB) que torna obrigatória a instalação de extintores de incêndio em todas as escolas públicas e privadas do município.
A sessão teve início com o Pequeno Expediente, onde os vereadores utilizaram o tempo regimental para trazer à tona diversas demandas da população. O vereador Alexandre Sobreira (DC) relatou problemas enfrentados pelos permissionários do Mercado do Pio XII, enquanto a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) denunciou o vandalismo à estátua de Daniel Walker na Praça Padre Cícero e defendeu a realização de uma audiência pública sobre a segurança da região central da cidade. Os requerimentos verbais foram diversos, com destaque para solicitações de melhorias em infraestrutura, educação e saúde, além de ações de cuidado com animais em situação de rua.
Na pauta de votação, além do projeto da vereadora Rita Monteiro, outros importantes textos foram aprovados. A vereadora Professora PG (Podemos) teve sua proposta que institui a obrigatoriedade da realização dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte (Jejunos) aprovada, promovendo o esporte e a integração entre os alunos da rede de ensino. De autoria do vereador Boaz David (PL), foi aprovada proposta que regulamenta a lei federal 15.100/2025 no âmbito local, definindo situações de força maior para uso de eletrônicos por estudantes. Já o vereador Badú (MOB) garantiu a aprovação de projeto que homenageia servidores públicos falecidos no exercício da função com a nomeação de logradouros. O presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), teve seu projeto que insere no calendário oficial do município o Dia do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias também aprovado. Outra matéria aprovada foi o PL de autoria do vereador Raimundo Jr. (MDB), que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito de portar alimentos e utensílios pessoais em qualquer espaço público ou privado no município. Também foram aprovadas três concessões de títulos de cidadania juazeirense.
Durante o Grande Expediente, a tribuna popular foi um dos momentos mais significativos da sessão. Três convidados utilizaram o espaço para apresentar temas relevantes: Francisco Amorim falou sobre a instalação da Fundação Terra no Horto; José Roberto Jr. destacou a importância da obra Juazeiro e suas memórias, de Amália Xavier de Oliveira; e o jornalista Demontier Fernandes abordou a proposta de privatização do Parque Ecológico das Timbaúbas e da Rodoviária Municipal, gerando reflexões entre os parlamentares presentes.
Encerrando a sessão, os parlamentares inscritos utilizaram o tempo regimental para discutir temas relevantes. O vereador Alex da Civil (PRD) destacou a importância da Casa Legislativa ampliar o apoio à juventude com políticas como o cursinho pré-vestibular anunciado pelo presidente Felipe Vasques. Também ressaltou o compromisso da Câmara com a pauta do autismo e pediu atenção da Secretaria de Saúde às famílias atípicas. Já o vereador Rafael Cearense (Podemos) cobrou mais investimentos por parte dos deputados para a infraestrutura da zona rural, e a Professora PG reforçou o convite para a audiência pública sobre proteção animal marcada para o próximo sábado (12).