segunda-feira, 7 de abril de 2025

Alece 190 anos - Papel do Parlamento é enaltecido durante solenidade

Dario Gabriel/Alece


Os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebrados nesta segunda-feira (07/04), foram comemorados em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. A comemoração, que atende a solicitação do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSD), e do deputado Heitor Férrer (União), contou com a presença de parlamentares, ex-parlamentares e autoridades da política cearense, que enalteceram a atuação e importância da Casa legislativa para o Estado do Ceará.

Romeu Aldigueri ressaltou que, desde a fundação em 1835, a Alece tem sido a voz legítima do povo cearense. “É o palco onde se constroem as leis que regem nossa sociedade, onde se travam debates que refletem os anseios da população e onde se decide, com responsabilidade e compromisso, o futuro de milhões de cearenses”, afirmou.

Para ele, conduzir o Parlamento em um momento tão significativo salienta a “grandeza da responsabilidade que me foi confiada e a honra de estar à frente do Legislativo cearense nesta data tão especial”.

Defender os valores democráticos com toda a vigilância, dedicação e compromisso que a tarefa exige, ainda de acordo com ele, “é uma tarefa coletiva”. “Não se constrói um Estado melhor sem união. E esta Assembleia, ao longo dos seus 190 anos, tem demonstrado que, quando trabalhamos juntos e colocamos o interesse público acima de qualquer diferença, podemos transformar realidades e melhorar a vida dos cearenses”, considerou.

O Ceará, conforme Romeu Aldigueri, tem sido exemplo para todo o Brasil, especialmente em ra~zao de o Parlamento chegar aos 190 anos com um dos mais transparentes do País. “E seguiremos trabalhando para que seja a mais transparente do Brasil, pois governar com transparência é governar com respeito ao povo”, defendeu.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, que já atuou como parlamentar na Alece, também assinalou a importância de reconhecer o trabalho feito por cada ex-presidente da Casa. Ele ressaltou que o Parlamento cearense é composto por homens e mulheres com pensamentos, ideologias e ideias sobre o que é melhor para o povo cearense.

“Diante disso, podemos perceber que o debate político realizado aqui é feito de maneira grandiosa, visto que, com tantos pensamentos diferentes, na hora da divergência todos buscam o consenso, momento em que a habilidade dos nossos políticos se sobressai e caminha na direção do que é melhor para suprir as demandas do nosso povo”, disse.

O senador Cid Gomes (PSB-CE), que presidiu a Alece entre 1995 e 1996, também reforçou que o Parlamento é uma escola para os que almejam chegar ao Poder Executivo. “As diferentes visões que temos oportunidade de perceber aqui são muito úteis, visto que é possível perceber a multiplicidade de situações vivenciadas aqui, facilitando o convívio com as diferenças”, comentou.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, que presidiu a Alece por duas legislaturas, pontuou algumas ações de seu mandato como presidente da Casa, como a criação do Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a adesão da Casa ao pacto global da Organização das Nações Unidas por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ampliação da Procuradoria Especial da Mulher, a expansão do Escritório Frei Tito de Alencar, que chegou ao Cariri, entre outras.

De acordo com ele, “cada projeto elaborado e aprovado, cada discussão encaminhada nesta Casa, tem como objetivo fazer do Ceará um Estado mais humano, justo e sustentável”, defendeu.

Também ex-presidente da Alece e representando os homenageados da noite, o secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque, lembrou as diversas crises enfrentadas pelo Parlamento cearense ao longo de sua história e enalteceu a contribuição de parlamentares e servidores durante estes momentos. “O Ceará tem sorte com seus governantes e com seu Parlamento, que é forte, e unido naquilo que é melhor para o povo, mesmo com as diferenças de pensamento e ideologia”, frisou.

Durante a solenidade, dezoito ex-parlamentares que passaram pela presidência da Casa ao longo das últimas décadas foram homenageados. São eles: Mauro Benevides - representado por David Santa Cruz Benevides -, Antônio dos Santos, Pinheiro Landim, Chico Aguiar, Arthur Silva Filho - representado por Homero Cals Silva -, Cid Gomes, Moésio Loiola, Luiz Alberto Vidal Pontes, Teodorico José de Menezes Neto, Marcos César Cals Oliveira, Domingos Filho, Gony Arruda, Francisco Caminha, Roberto Cláudio - representado pelo deputado Antonio Henrique (PDT) -, José Sarto, José Albuquerque, Evandro Leitão e Fernando Santana.

Foi feito, ainda, minuto de silêncio em homenagem póstuma a ex-deputada estadual Zélia Mota. Primeira mulher eleita para o Parlamento cearense, Zélia Mota exerceu o mandato entre 1975 e 1978, sendo pioneira em muitos aspectos, especialmente pelo caráter social das bandeiras de seu mandato.

A comemoração seguiu com apresentação de uma prévia da série de documentários inéditos sobre os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A mesa da sessão solene contou ainda com a participação do procurador-geral de Justiça do Estado, Haley de Carvalho Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rholden Botelho de Queiroz; e da defensora pública Geral do Estado, Sâmia Costa Farias Maia.

Os deputados Bruno Pedrosa (PT), Cláudio Pinho (PDT), Heitor Férrer (União), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Felipe Mota (União), Jô Farias (PT), De Assis Diniz (PT), Guilherme Sampaio (PT), Marcos Sobreira (PSB), Fernando Hugo (PSD), David Durand (Republicanos), Salmito (PSB), Juliana Lucena (PT), Nizo Costa (PT), Jeová Mota (PSB), Marta Gonçalves (PSB), Antonio Henrique (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Missias Dias (PT) também estiveram presentes.

A solenidade faz parte de uma programação comemorativa aos 190 anos da Casa do Povo, que contou, ainda com corrida de rua; corrida da inclusão, com crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi); a inauguração do estúdio Narcélio Limaverde, na Alece FM; o lançamento do hotsite comemorativo "Alece 190 anos", entre outras ações.

Últimas notícias