![]() |
Érika Fonseca/CMFor |
A Câmara de Fortaleza (CMFor) aprovou nesta quarta-feira, 2, o projeto de lei complementar nº 18/2025, que permite a criação de um espaço para atendimento multidisciplinar às crianças com Síndrome de Down e Autismo no Parlamento Municipal.
Nesta quarta, é celebrado mundialmente o Dia da Conscientização do Autismo. Durante a sessão, a Casa também distribuiu laços de fita com peças de quebra-cabeça interconectadas que simbolizam a diversidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), destacou a importância da ação e da aprovação do projeto para reforçar o compromisso da Câmara de Fortaleza com a inclusão.
“Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Porém, mais do que uma data no calendário, é dia de reforçar o compromisso que temos em combater estigmas e preconceitos sobre o TEA”, reforçou.
Espaço Evoluir
A matéria, de autoria da Mesa Diretora, transforma a Unidade de Saúde do Servidor em Coordenadoria, que passará a ser composta por duas unidades: uma voltada especificamente para a saúde dos profissionais da Câmara, com atendimento clínico e de atenção à saúde mental; e o Espaço Evoluir, que prestará atendimento multidisciplinar às crianças com TEA e Síndrome de Down.
A assistência do Espaço Evoluir será destinada aos filhos dos funcionários da Câmara e à comunidade do entorno.
Em coletiva de imprensa, o presidente da CMFor ressaltou a importância da construção suprapartidária da matéria, com colaboração de todos os vereadores que compõem a atual legislatura. Para ele, os próximos presidentes terão a obrigação de dar continuidade à política pública.
"Nós implementamos pela primeira vez a Gestão de Inclusão na Casa, aprovamos o Evoluir. É um caminho sem volta, a gestão do vereador Leo Couto vai passar, mas vou sempre sentir orgulho ao falar para os meus e netos que nós iniciamos essas mudanças para fortalecer a inclusão aqui. Os próximos presidente terão a obrigação de melhor, de ampliar essas políticas", frisou.
Ainda conforme Leo Couto, a previsão é que o Espaço Evoluir comece a ofertar os atendimentos multidisciplinares até junho.
"Nos próximos 60 dias, a gente quer colocar o Evoluir para começar a funcionar com os atendimentos multidisciplinares e, também, com acolhimento para os familiares", finalizou.