Na próxima quarta, 2 de abril, a Assembleia Legislativa (Alece) realizará uma sessão solene para celebrar os 25 anos da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A iniciativa foi do deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1.o secretário da Casa, cujo requerimento foi subscrito também pelos deputados Missias Dias, Guilherme Sampaio, Acrísio Sena e Bruno Pedrosa, todos do PT. O evento ocorrerá no plenário 13 de Maio, às 17h.
“Esta é a primeira vez que a Assembleia realizará uma sessão solene para homenagear nossa Empresa, o que nos deixa orgulhosos. A Etice vem ganhando visibilidade nos últimos anos, graças à diretriz do governador Elmano de Freitas de tornar o Ceará um Estado cada vez mais digital e conectado, viabilizando soluções que estão impactando positivamente a segurança pública, a educação, a saúde e vários outros setores, modernizando o serviço público e facilitando a vida do cidadão”, afirmou o presidente da instituição, Francisco Barbosa.
Para De Assis Diniz, esta é uma oportunidade de reconhecer o trabalho que a Etice vem realizando, “uma Empresa que representa o presente e o futuro do Ceará, um Estado que está em franco crescimento, atraindo investimentos nacionais e internacionais, gerando emprego e renda, e qualificando sua mão de obra. Aqui temos cabos submarinos nos conectando com Europa, América e África, data centers de ponta, um cinturão digital que chega a quase todos os municípios. O governador Elmano investiu no protagonismo tecnológico e isso mostra que estamos à frente do nosso tempo”, afirmou.
Sobre a Etice
A Etice, criada em 24 de março de 2000, é uma empresa pública, vinculada à Casa Civil do governo, disponibiliza diversos tipos de serviços para órgãos públicos e privados do Ceará e de outros estados, nas esferas federal, estadual e municipal. Completando 25 anos, tem como missão prover soluções tecnológicas que impulsionem inovação, modernização e transformação digital, visando à eficiência da gestão pública e a melhoria dos serviços ao cidadão.
A Etice possui um variado portfólio com as empresas de TI mais qualificadas do Brasil e do mundo, com o formato mais rápido, seguro e transparente de contratação. São soluções, por exemplo, em Interoperabilidade, Identidade digital, Prontuário Eletrônico, Solução para UPAs e SAMU, Digitalização, Videomonitoramento, Controle de Acesso, Fábrica de Software e Inteligência Artificial, Nuvem e Segurança, Wi-Fi Seguro, Antivírus e Radiocomunicação.
A Etice gerencia o Cinturão Digital, equipamento que possui uma extensão de 5.800km e chega em 134 dos 184 municípios do Estado. A Etice também viabilizou todo o serviço de radiocomunicação para a Secretaria de Segurança Pública, além dos programas Meu Celular, Moto Segura e de Reconhecimento Facial.
A Etice atua igualmente no programa Ceará Mais Digital, que está ampliando os serviços ofertados pelo Governo por meio do portal cearadigital.ce.gov.br. Também por meio da Etice, o governo do Ceará já inaugurou 8 Salas Google em escolas públicas.