![]() |
Ascom/CMJN |
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promoveu, nesta quarta-feira (26), no Plenário Dra. Yanny Brena, a primeira audiência pública afro-religiosa da sua história. Com o tema "Liberdade religiosa pela cultura de paz: construindo uma sociedade respeitosa, inclusiva, representativa e com oportunidades para todos", a audiência foi uma iniciativa da Mesa Diretora juntamente com o Comitê Impulsionador em Defesa da Liberdade Religiosa, com o objetivo de discutir o crescente racismo religioso e os ataques às religiões de matriz africana no município.
O evento contou com a presença de parlamentares do município, líderes das religiões de matrizes africanas, da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho do município, Josi Lima, de representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 19), e de membros da sociedade civil, que se uniram em um importante diálogo para refletir sobre a proteção da liberdade religiosa e a promoção de um ambiente de respeito e inclusão para todas as crenças, reforçando a relevância da discussão e a urgência de ações efetivas contra o preconceito religioso.
Durante a audiência, foram abordados casos recentes de discriminação religiosa, com ênfase nos ataques às religiões de matriz africana, que têm se tornado cada vez mais frequentes na cidade. As autoridades presentes ressaltaram a necessidade de intensificar as políticas públicas para proteger as comunidades religiosas e garantir um ambiente de liberdade, respeito e segurança para a prática dos atos de fé.
Para a 1ª vice-presidente da Câmara, vereadora Professora PG (Podemos), a audiência foi um momento único e de extrema importância para a construção de políticas públicas eficazes. "Os encaminhamentos levantados aqui devem ser postos em prática para que as ações realmente aconteçam e tragam mudanças para os povos de terreiro", destacou a parlamentar. <Mensagem editada>