O Procon Alece e a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), célula vinculada à Diretoria Legislativa, conquistaram a recertificação ISO 9001:2015 que atesta as boas práticas no Sistema de Gestão de Qualidade dos órgãos.
A ISO 9001 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação e padronização de produtos e serviços, e é considerada um selo de qualidade que demonstra o comprometimento com a excelência e a melhoria contínua.
Os órgãos da Alece tiveram a certificação atualizada após auditoria externa realizada pela Empresa ONC Certificação.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destaca que o órgão possui a certificação ISO 9001 desde 2021, sendo o primeiro Procon de Assembleias Legislativas do Brasil a obter a certificação internacional.
“Esse resultado é mais uma demonstração de que estamos empenhados na melhoria contínua dos serviços que prestamos à sociedade e um estímulo para que sigamos trabalhando em prol do consumidor cearense”, avaliou.
Segundo ela, o desafio é manter o padrão de qualidade na gestão com foco na melhoria do atendimento ao cidadão e a busca é para oferecer, cada vez mais, serviços especializados para que o consumidor sinta mais satisfação com os serviços do órgão focados na defesa dos direitos dos consumidores.
Josaína Menezes, responsável por coordenar o Sistema de Gestão da Qualidade do Procon, frisa a importância da manutenção da certificação internacional, pois é a validação de que o Procon Alece oferta um serviço de qualidade.
“Quando o consumidor procura nosso órgão ele tem a certeza de que está tudo organizado e conectado para prestar um melhor serviço. Realizamos monitoramento de indicadores de desempenho, treinamentos, temos dados e informações para ajudar na tomada de decisões. Não é fácil conseguir a certificação e mantê-la muito menos”, comenta.
COMPROMISSO E QUALIDADE
A certificação, mais uma vez, da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa, reforça o trabalho realizado cotidianamente de forma integrada com os demais órgãos.
O Diretor Legislativo da Alece, Carlos Martins, destaca que a CTLegis possui a certificação desde 2011, sendo o primeiro órgão da Casa a ter o selo de qualidade e que, a cada ano, busca aprimorar seus serviços.
"Esse selo de qualidade demonstra a eficiência e eficácia do trabalho desenvolvido pelos servidores da Consultoria Técnica Legislativa, como também a obediência de boas práticas que são realizadas durante o dia a dia de trabalho como, por exemplo, a economia de papel. Para nós é uma satisfação conseguirmos a manutenção desse importante reconhecimento'', comenta.
Para a orientadora da CTLegis, Erliene Vale, manter a certificação ISO 9001 é um motivo de honra e alegria e comprova que os serviços solicitados pelos parlamentares e entregues pela Consultoria atendem aos rigorosos requisitos de qualidade, aceitos internacionalmente pelas grandes corporações mundiais.
“Nosso trabalho é desenvolvido com a sensibilidade e a seriedade que se espera de um contexto plural, que envolve muito compromisso, fundamentação técnico-legal, senso de responsabilidade e o olhar voltado para os interesses da coletividade que o Legislativo representa”, ressalta.
Segundo ela, ao longo dos 14 anos desde a primeira certificação da Alece, o setor tem “desenvolvido as atividades com o grande propósito de servir mais e melhor, com foco na melhoria contínua, na satisfação dos nossos clientes diretos, que são os deputados estaduais e os gestores da Casa e, de forma indireta, buscando atender à sociedade destinatária das políticas públicas que são elaboradas pelos consultores da Casa".
A servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece, Heline Joyce Monteiro, frisa que a certificação da CTLegis comprova que a área presta um serviço de qualidade aos seus clientes, parlamentares e gestores de órgãos da Alece, por meio da oferta de serviços que incluem consultoria técnica simplificada, estudo técnico, minuta de proposição legislativa, nota técnica, pesquisa e produção técnica literária.
Ela acrescenta que, dentre os requisitos exigidos pela Norma ISO 9001:2015, estão a definição de procedimentos, gestão de riscos, avaliação de fornecedores, avaliação da satisfação de clientes e melhoria contínua dos processos.
"A Célula de Gestão da Qualidade, vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, é que faz toda a parte de gestão do Sistema de Gestão da Qualidade da CTLegis no que diz respeito à condução de reuniões de análise crítica a cada seis meses, aplicação da pesquisa de satisfação junto aos clientes da CTLegis, análise de indicadores, além de contribuir na identificação de melhorias nos processos, bem como, na parceria junto à área quando da realização de auditorias internas e externas'', detalha Heline.