domingo, 23 de março de 2025

Novo Hospital Universitário do Ceará será dirigido pela médica e professora da Uece, Ivelise Brasil



O recém-inaugurado Hospital Universitário do Ceará (HUC) terá como diretora a médica-cirurgiã e professora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ivelise Regina Canito Brasil.

Com ampla experiência em gestão na saúde, Ivelise Brasil já dirigiu o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), ambos vinculados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Na Uece, foi coordenadora do curso de Medicina, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e criou a Especialização e o Mestrado Profissional em Transplantes da instituição. Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui doutorado em Cirurgia e Anatomia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

“O Ceará poderá contar com minha experiência para fazer a intercessão equânime entre assistência, gestão, pesquisa e formação em saúde, permitindo que sejam desenvolvidas tecnologias nacionais na área”, enfatiza a nova diretora.

Professora Ivelise tem grandes expectativas quanto ao novo hospital, que não apenas prestará atendimento à população cearense, mas também desempenhará um papel fundamental na formação de novos profissionais. “A expectativa é que seja o maior complexo de assistência e formação em saúde na atenção terciária, no estado do Ceará, devendo também gerar tecnologia em saúde e pesquisa clínica”, ressalta.

Além da direção-geral, o hospital contará com a gestão da Uece em sua Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, conforme a Lei Complementar 347/2025, que altera a Lei Complementar nº 280/2022, responsável pela criação do Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmica Hospitalar (SICAH/CE).



Últimas notícias