A equipe será recepcionada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, contando também com a presença do prefeito André Barreto Esmeraldo. O Crato integra a área de atuação da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), uma iniciativa do NEMA/UNIVASF, com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Regional, estando entre os 151 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte com áreas influenciadas pelo projeto de integração e que são assistidos pela Rede de Sementes do PISF.
O programa tem por objetivo auxiliar nos esforços de compensação ambiental vinculados ao processo de licenciamento ambiental do PISF e atuar no incentivo e fortalecimento da cadeia produtiva de mudas nativas na região do projeto e no suporte à pesquisa científica brasileira. A contrapartida do município é que parte das mudas produzidas retornem para o NEMA, para ser feito o plantio nas áreas degradadas para a construção do Canal da Integração. O excedente fica para o município realizar suas atividades ambientais.
Doação de Mudas
O Viveiro do Crato está sob a administração da Prefeitura Municipal há 24 anos. As mudas produzidas são distribuídas gratuitamente para a população, mediante cadastro preenchido na Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima.
As sementes para a produção de mudas no Crato são de espécies de árvores nativas da Caatinga, como o angico, aroeira-do-sertão, mororó, catingueira, ipê-roxo, pinhão, jurema-preta, imbiratanha, saboneteira, juazeiro, baraúna, canafístula e caraibeira.