A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato, realizou, nesta quarta-feira (25), o credenciamento de agricultores familiares e entidades socioassistenciais no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa tem como objetivo garantir a compra e o repasse de produtos da agricultura familiar, beneficiando tanto os produtores quanto às instituições sociais do município.
O processo de cadastramento ocorreu durante todo o dia, na sede da Prefeitura, e foi precedido por uma oficina de orientação, conduzida pela técnica do PAA junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, Jacinta Aguiar. Ela destacou a importância da partilha de informações para alcançar o maior número possível de beneficiários.
Cerca de 50% dos credenciamentos foram destinados a mulheres agricultoras. "Um momento que partilhamos políticas públicas aos agricultores, graças à parceria do Município com o Estado", disse.
Os alimentos adquiridos dos produtores serão destinados a entidades socioassistenciais cadastradas no programa, reforçando o compromisso do município com a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar. Há a adesão do Estado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e municípios. A secretária de Desenvolvimento Rural do Crato, Julliana Bezerra, destaca que a gestão quer ampliar a quantidade de entidades beneficiadas e, consequentemente, aumentar o impacto positivo para os produtores.
Durante o encontro, os agricultores e representantes das entidades receberam orientações sobre os documentos necessários para a realização do cadastro. Outro ponto destacado por Julliana Bezerra diz respeito ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), atualmente em vigor no Crato e recém-implantado, que irá fortalecer mais ainda o agricultor, que irá inserir no PAA produtos de origem animal, através da certificação do produto.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Celiane Bispo, ressaltou a importância do programa e o papel do sindicato na defesa dos interesses dos agricultores. Ela também destacou a inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, reforçando a segurança alimentar dos estudantes e valorizando a produção local. "Vemos a gestão com essa preocupação de levar o alimento da produção da agricultura familiar para que todos possam estar incluídos nesse programa. Muito importante que possa dar essa condição aos produtores", afirma.
A abertura do evento contou com a presença de representantes das secretarias municipais, estaduais e instituições do Crato, reforçando o compromisso conjunto pelo fortalecimento da agricultura familiar e pelo desenvolvimento socioeconômico do município.