A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (27), mais uma sessão ordinária no Plenário Dra. Yanny Brena, trazendo importantes debates sobre avanços para o município. A sessão, que teve duração de mais de seis horas, discutiu temas como os serviços da saúde pública e a implantação de uma CPI para investigar e fiscalizar a Enel e os serviços prestados pela empresa.
Durante o Pequeno Expediente, os vereadores inscritos abordaram temas de relevância pelo tempo regimental de três minutos. O vereador Vinícius Duarte (PSD) destacou sua recente viagem a Fortaleza, onde dialogou com a secretária estadual de Saúde, Tânia Mara, sobre a descentralização da distribuição de leite para crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e a busca por recursos para a UPA da Lagoa Seca. Além disso, tratou de demandas municipais com o deputado federal Luiz Gastão (PSD).
Entre os projetos apresentados, destacam-se a proposta do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que denomina de Parque Natural Municipal das Timbaúbas Engenheiro Otoniel Arilo Landim Luna, e a iniciativa da 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Professora PG (Podemos), que cria o projeto "Parlamento Mirim", com o intuito de promover a educação política e aproximar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao processo legislativo. A vereadora Rita Monteiro (PSB) também apresentou um projeto para implementar a Política de Gestão dos Resíduos Sólidos Orgânicos e incentivar a compostagem no município. Também deram entrada na Casa as mensagens do Executivo Municipal sobre a alteração da nomenclatura de Guarda Municipal para Polícia Municipal de Juazeiro do Norte e sobre a reforma do Código Tributário municipal.
Nos requerimentos verbais, os vereadores solicitaram soluções para demandas essenciais da população juazeirense. Entre elas, destacam-se a apresentação de um estudo por parte das secretarias municipal e estadual de Segurança Pública sobre a situação das pessoas em situação de rua no município, solicitada pelo vereador Vandinho Pereira (PP); a melhoria da infraestrutura do Sítio Sabiá, solicitada pelo vereador Vinícius Duarte (PSD); o conserto do letreiro do bairro Aeroporto, requerido pelo vereador Lukão (PSDB); a instalação de iluminação pública na Rua Francisco Gurgel de Alencar, solicitada pelo vereador Bilinha (PT); a implementação de uma faixa elevada na Avenida Paulo Maia, em frente à Igreja Santa Terezinha, no bairro Santo Antônio, solicitada pela vereadora Rita Monteiro (PSB); a resolução do problema da falta de água na Vila Três Marias por parte da Cagece, requerida pelo vereador Márcio Joias (PRD); e a reposição de lâmpadas nos sítios Chumbado e Sabiá, solicitada pelo vereador Alexandre Sobreira (DC), junto à Semasp e à empresa Cosampa.
Durante o Grande Expediente, a tribuna da Casa foi utilizada para apresentação de pautas sociais e culturais. A escritora e jornalista Dra. Jussara Rocha Kouryh falou sobre o lançamento de seu livro: "A Mística Cristã de Chiara Lubich". Sued Carvalho, do movimento universitário Correnteza, junto a Lazuli Tavares, abordaram a implementação do passe livre para estudantes universitários e para beneficiários de programas sociais, aprovado em 2022, mas ainda não executado pelo município. Já a psicóloga Susana Pires e sua filha Laís Pires apresentaram a campanha "Epilepsia sem preconceitos" e a situação crítica da Associação Pestalozzi de Juazeiro do Norte, que enfrenta riscos de fechamento por falta de apoio financeiro.
Encerrando os trabalhos da sessão, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para destacar demandas da população. O vereador Rafael Cearense (Podemos) pontuou a precariedade das estradas rurais de Juazeiro do Norte, cobrando investimentos semelhantes aos realizados pelo Governo do Estado e pelos deputados estaduais e federais na cidade vizinha de Barbalha. O vereador Vinícius Duarte (PSD) reforçou a necessidade de abastecimento da vacina antirrábica e fez um convite para a audiência pública sobre a causa animal, agendada para 11 de abril. O vereador Lukão (PSDB) alertou sobre problemas encontrados nas unidades de saúde, como falta de produtos básicos e a conservação das vacinas, e defendeu a instalação de uma CPI para investigar a prestação de serviço da Enel no município.