terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Projeto ‘CRAS Itinerante’ tramita na Câmara de Fortaleza

 


Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) a Indicação nº 0186/2025, que propõe ao Executivo Municipal a implantação do Projeto ‘CRAS Itinerante’, no Município de Fortaleza. O Projeto visa garantir assistência social às famílias e promover a cidadania por meio da redução das desigualdades sociais. A matéria se encontra na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça e aguarda a designação de Relator. A autoria é do vereador Aglaylson (PT).

De acordo com a matéria apresentada pela Indicação, o projeto CRAS Itinerante é uma iniciativa que leva os serviços de assistência social para comunidades, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é aproximar a assistência social das famílias, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania.

Ainda Segundo o texto, o CRAS Itinerante pode efetivar algumas ações, que deverão contribuir para a inclusão social e benefício dos fortalezenses. Dentre estas medidas, o texto aponta o atendimento por assistente social e por psicológicos; a inscrição e a atualização de dados no Cadastro Único, inscrições e participação em oficinas; além de Orientação Social. A matéria discorre ainda que as despesas para a execução da Lei proposta correrão por conta das dotações orçamentarias próprias, suplementadas se necessário.

Autor da proposta, o vereador Aglaylson (PT) enfatizou a relevância da atuação dos CRAS, nos bairros da Capital e a viabilidade que o Projeto pode proporcionar para o atendimento da população. “Embora existam unidades do CRAS espalhadas pelo Município, é importante que os centros de referência atuem em todos os bairros, não se esquecendo que muitas vezes, a população que mais precisa se encontra nas regiões mais afastadas do centro da cidade. Como não há possibilidade da implantação destes Centros, em todos os bairros, a assistência itinerante, como vem sendo utilizada em diversos municípios, pode vir a facilitar o acesso da população ao serviço”, ressaltou o Parlamentar.

A Indicação justifica a proposta devido as constantes e recentes transformações no campo das políticas sociais brasileiras. A matéria aponta que a expansão dos CRAS por todo o País e os diferentes atores da política de assistência, sobretudo os gestores e profissionais, buscam cada vez mais, a implantação de estratégias técnico operativas que permitam cumprir os objetivos propostos pela proteção social básica da Política Nacional de Assistência Social.

Últimas notícias