No dia 20 de fevereiro, Fortaleza (CE) recebeu o primeiro dia da 171ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), organizada pela ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação). O evento reuniu especialistas, empresas e representantes do setor público dos 27 estados brasileiros para discutir temas estratégicos como inovação, segurança cibernética e regulação da inteligência artificial.
A 171ª ROCA foi aberta pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, que destacou a relevância do evento para o avanço das políticas públicas no país. “Trazer para o Ceará nos alegra, nos orgulha muito. Gostaria de agradecer todo o trabalho realizado. Essa troca de experiência tem como grande objetivo melhorar as políticas públicas e garantir maior eficiência na sua execução”, afirmou o governador.
Durante sua fala, Elmano de Freitas ressaltou a importância da integração de bancos de dados como um dos principais desafios para o setor, além da implementação do 5G em todo o estado. “Nós precisamos integrar os bancos de dados, esse é um grande desafio, além da implementação do 5G. Aqui no Ceará, a nossa meta é que todos os municípios tenham 5G, o que exige um esforço significativo, principalmente na área rural. Gostaria também de chamar atenção para um tema que eu considero muito estratégico para o País. O país e o mundo estão crescendo e precisando de data centers, que é a linha da energia renovável”, destacou.
O presidente da Etice, Francisco Barbosa, por sua vez, ressaltou a missão dada a ele pelo governador, de “construir um estado digital. E o contato com a ABEP, o convívio com todos vocês, tem fortalecido essa nossa ideia. Aqui a gente troca experiências e mostra pra todo o Brasil que a gente consegue, com esse grupo, entregar a tecnologia que o país precisa para se colocar em destaque na geopolítica que vivendo hoje. Se nós não nos posicionarmos, ficaremos no atraso e isso não pode acontecer”.
A programação do dia contou com apresentações de empresas e instituições renomadas. 3Structure, Fortinet, CiberArk e Gigamon expuseram sobre segurança para aplicações nativas em nuvem. Em seguida, a AZ Tecnologia e Digix abordaram o impacto da tecnologia no atendimento ao público. A Cisco também apresentou um painel sobre segurança e infraestrutura para inteligência artificial, e o SERPRO trouxe insights sobre a plataforma da reforma tributária digital.
No período da tarde, foram discutidos assuntos internos da ABEP-TIC. Na sequência, a Positivo e a Microsoft apresentaram uma palestra sobre como alianças tecnológicas impulsionam o crescimento no setor público. Logo depois, a Oi Soluções trouxe insights sobre a modernização do setor público com o uso da nuvem e inteligência artificial.
A programação seguiu com mais apresentações, incluindo a NTSec, que discutiu segurança digital e desafios do setor. O segundo e último dia da 171ª ROCA acontecerá no dia 21 de fevereiro, com destaque para a eleição da nova diretoria da ABEP-TIC e discussões internas sobre o futuro da associação.