O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, participou da solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025-2026, na manhã deste sábado (01/02), e destacou, em coletiva de imprensa, a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.
Elmano afirmou que a relação com o Parlamento será de “muita colaboração” e de “respeito à autonomia dos poderes”. Para o começo do período, ele revelou que deve fazer o envio de mensagens sobre segurança pública e educação, e realizar reunião para debater o reajuste dos servidores. “Nós vamos ter várias matérias, e eu tenho certeza que conto com a Assembleia para aperfeiçoar o que nós vamos enviar para cá”, afirmou.
Ele elogiou a atuação do deputado Romeu Aldigueri (PDT), presidente eleito da Alece e ex-líder do Governo no Parlamento cearense, e afirmou que a Casa ganha muito com o deputado à frente do poder. Para o governador, a Assembleia “está nas mãos de um democrata” e terá um presidente que busca construir posições políticas a partir do “diálogo e consenso”. “O deputado Romeu Aldigueri tem a grandeza que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará merece, de ter um presidente com seu preparo, com sua inteligência”, destacou.
O governador anunciou, ainda, a vinda do presidente Lula (PT) ao Estado do Ceará para a entrega do novo Hospital Universitário do Ceará, localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi. A data da visita deve ocorrer entre os dias 20 e 28 de fevereiro.
Durante a entrevista coletiva, o presidente Romeu Aldigueri também enfatizou a parceria com os poderes do Estado. “Nós vamos assumir agora uma posição de mediador, procurando sempre ouvir, dialogar, agregar, respeitar e participar, com muita parceria com o Poder Judiciário, com o Poder Executivo, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, com as Prefeituras Municipais, com a sociedade civil”, afirmou.
O parlamentar destacou a ampla representatividade da Mesa Diretora que, pela primeira vez, conta com a presença de uma mulher, deputada Larissa Gaspar (PT), no posto de vice-presidente, e dos oito partidos que formam a direção da Casa: PDT, MDB, PT, União, Progressistas, Cidadania, PSDB e Republicanos. “Procuramos fazer com que a Mesa Diretora seja o retrato da sociedade cearense e o retrato da casa do povo”, enfatizou.
O novo presidente da Alece disse também que dará continuidade ao trabalho realizado pelo ex-presidente Evandro Leitão (PT), atual prefeito de Fortaleza. Segundo ele, o objetivo é seguir levando a Assembleia para o interior do Estado, fortalecer a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e criar o programa chamado Ceará de Valores, “para dar oportunidade aos jovens que querem crescer e se desenvolver”.