quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Compromisso com demandas municipais marca sessão ordinária da Câmara de Juazeiro do Norte

Aeronave Avelino/Ascom


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (18), mais uma sessão ordinária reforçando seu compromisso com o debate participativo e a busca por soluções para as demandas da população. A sessão teve início com a apresentação, pelo 1º secretário da Casa, vereador Barbosa Neto (PT), dos membros das oito comissões permanentes do Legislativo, compostas por três ou cinco parlamentares.

No Pequeno Expediente, os vereadores tiveram três minutos para expor temas de relevância municipal. O vereador Capitão Vieira (MDB) relatou a visita de um grupo de permissionárias do Mercado do Pirajá ao seu gabinete. Segundo ele, as permissionárias receberam um contrato sem esclarecimento detalhado de seus direitos. Diante disso, solicitou que duas representantes fossem inscritas para uso da tribuna na próxima sessão, a fim de expor as dificuldades enfrentadas. Já o vereador Barbosa Neto (PT) reforçou o convite para a Audiência Pública sobre as enchentes em Juazeiro do Norte, marcada para esta quarta-feira (19), às 8h, no plenário da Câmara.

Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram demandas em prol da infraestrutura e qualidade de vida no município. O vereador Badú (MOB) solicitou a pintura e a instalação de iluminação na rotatória do aeroporto, destacando sua importância como cartão postal e importante porta de entrada do município. O vereador Alexandre Sobreira (DC) requereu a construção de uma faixa de pedestre elevada em frente à EMEF Izabel da Luz, na avenida Ailton Gomes de Alencar, no bairro Pirajá, para garantir mais segurança aos pedestres. O vereador Chagas Moura (PSD) solicitou melhorias na via que liga a zona urbana aos sítios Carité e São Gonçalo, visando a melhor trafegabilidade para os moradores.

No Grande Expediente, os vereadores aprofundaram debates sobre questões essenciais para os munícipes. O vereador Cleílson Móveis abordou a precariedade do PSF 48, no bairro José Geraldo da Cruz, que enfrenta problemas com a presença de mato, estrutura inadequada e descarte irregular de lixo. O vereador Lukão (PSDB) expôs as dificuldades enfrentadas pelos pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que precisam arcar com custos de deslocamento dentro de Fortaleza, solicitando que o transporte os leve diretamente aos hospitais onde realizam tratamento. O presidente da Casa, Felipe Vasques (AGIR), destacou a necessidade de fortalecer a estrutura de saúde em Juazeiro do Norte, através do diálogo entre Município, Estado e União, evitando assim deslocamentos longos para serviços médicos na capital cearense e enfatizando que esse fortalecimento não beneficia só a população local, mas de toda a região do Cariri.

Ainda na sessão, foram debatidas denúncias sobre irregularidades no transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, levantadas pelo vereador Márcio Jóias (PRD), que solicitou a intervenção do Ministério Público Federal. Segundo ele, os ônibus que prestam o serviço não cumprem integralmente o contrato firmado, utilizando veículos antigos e de outros municípios. Diante das denúncias, o presidente da Câmara determinou a criação de uma comissão para investigar a situação e tomar as devidas providências.

A sessão ainda contou com a participação do senhor Reginaldo Pereira e da senhora Eriadna, que utilizaram a tribuna do Plenário Dra. Yanny Brena para divulgar o 1º Congresso de Saúde e Terapias Integrativas Norte-Nordeste, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções do Cariri. A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem a Natany Alves Sales, jovem assassinada no município de Quixeramobim, fato que gerou grande comoção em todo o estado do Ceará.

Últimas notícias