Celebrando a aprovação do projeto que fortalece a atuação da Procuradoria Especial da Mulher, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB), indicou na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, o nome da vereadora Professora Adriana Almeida (PT) como nova Procuradora da Mulher.
Leo reforçou o compromisso da Câmara em defesa das mulheres e a necessidade de fortalecer mecanismos de proteção, especialmente em um momento de grande sensibilização em relação às violências sofridas pelas mulheres.
“Hoje é um dia histórico e importante. Estamos chegando ao mês de março, um mês dedicado às mulheres, e essa semana tivemos um crime brutal em Quixeramobim que chocou não só o Ceará, mas todo o Brasil. É fundamental darmos mais notoriedade às questões que envolvem a luta feminina”, afirmou.
Durante sua fala, o presidente enfatizou que a medida fortalece a atuação da Procuradoria da Mulher na defesa e garantia de direitos. “A representatividade de uma vereadora à frente da Procuradoria será um ganho significativo para as mulheres de Fortaleza, dando mais notoriedade à pauta. Adriana é uma pessoa de luta, guerreira e tenho certeza que fará um grande trabalho. Parabenizo todos os vereadores e vereadoras que tornaram este dia tão especial”, disse.
A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) agradeceu a confiança depositada em seu nome para comandar a Procuradoria. “Como mulher preta, mãe, professora e feminista, compreendo profundamente os desafios que enfrentamos diariamente. Comprometo-me a trabalhar incansavelmente para fortalecer as políticas de defesa dos direitos das mulheres, garantindo que a Procuradoria seja um instrumento eficaz na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência e discriminação”, destaca.
Leo também convidou todos a se fazerem presentes amanhã na Câmara, para acompanharem a apreciação do projeto em redação final do projeto, reforçando a importância da participação feminina nesse momento histórico. “Queremos convidar a senadora Augusta Brito, as deputadas Juliana Lucena e Lia Gomes, enfim todas as mulheres que contribuíram para a construção dessa pauta a se fazerem presentes aqui amanhã”, concluiu.
Sobre a atuação da Procuradoria Especial da Mulher
Criada para ser um canal de defesa e promoção dos direitos das mulheres, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza atua de forma direta no enfrentamento às violências de gênero, na fiscalização da implementação de políticas públicas e no acolhimento de denúncias. Além disso, trabalha na elaboração de projetos legislativos voltados à equidade de gênero e à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O órgão também promove campanhas de conscientização sobre temas como violência doméstica, assédio e desigualdade de gênero, além de manter parcerias com instituições da sociedade civil e organismos governamentais.