sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realiza sessão marcada por ampla participação popular e debate sobre o Mercado do Pirajá


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (20), mais uma sessão ordinária no Plenário Dra. Yanny Brena, marcada pela forte participação popular, especialmente dos permissionários do Mercado do Pirajá, que lotaram as galerias da Casa Legislativa. A presença expressiva destacou a relevância dos debates sobre o mercado, que foram pauta central da sessão.

No Pequeno Expediente, os parlamentares abordaram temas importantes para o município e a população local. O vereador Lukão (PSDB) informou sobre uma conversa que teve com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, onde foi discutido o contrato dos permissionários do Mercado do Pirajá. Segundo o vereador, o secretário garantiu que um novo contrato será firmado e entregue aos permissionários. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) solicitou a realização de uma audiência pública para tratar da reforma do mercado, enquanto o vereador Raimundo Jr. (MDB) destacou a necessidade de analisar individualmente cada mercado da cidade. O vereador Barbosa Neto (PT) defendeu melhores condições de trabalho e respeito aos permissionários, enquanto o presidente da Casa, Felipe Vasques (Agir), colocou a assessoria jurídica do Legislativo à disposição dos trabalhadores.

Durante o Grande Expediente, representantes dos permissionários utilizaram a tribuna para relatar problemas enfrentados no Mercado do Pirajá, como a precariedade da infraestrutura e denúncias de coação para assinatura de contratos. Eles também ressaltaram a falta de segurança no local. Em resposta, os vereadores reafirmaram seu compromisso em lutar pelos direitos dos permissionários e defenderam que qualquer reforma no mercado deve respeitar as condições de trabalho dos comerciantes. O presidente Felipe Vasques destacou a importância da realização de uma audiência pública para ouvir todas as partes envolvidas e encontrar soluções conjuntas.

Além dos debates sobre o mercado, outros temas relevantes foram abordados. O vereador Lukão trouxe à tona uma denúncia de rachadinha na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), apresentando provas e sugerindo a abertura de uma CPI para investigar o caso. O vereador Rafael Cearense (Podemos), líder do Governo na Câmara, ressaltou o posicionamento da gestão municipal, que ao saber da suspeita, encaminhou para o Ministério Público e Controladoria Geral do Município, para realização de procedimento investigativo. Por esse motivo, não considera necessário a instauração de uma CPI pelo Poder Legislativo, tendo em vista a apuração pelo MP e por órgãos internos da municipalidade. Já o vereador Alexandre Sobreira (DC) destacou a visita que realizou ao Orfanato Jesus Maria José, que completou 108 anos recentemente, e elogiou o trabalho da instituição. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos vereadores.

Últimas notícias