terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

45 anos do PT é celebrado em sessão solene na Alece

 


Os 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) foram celebrados em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no início da noite desta segunda-feira (24/02). Responsável por solicitar o evento, o deputado De Assis Diniz (PT) contou com o apoio dos demais parlamentares que compõem a bancada da agremiação no Parlamento Estadual. 

O partido foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, durante reunião no Colégio Sion, em São Paulo. Ele surgiu para resgatar a democracia no Brasil e se opor ao regime de ditadura militar, que perdurou 21 anos. Além disso, de acordo com o deputado De Assis Diniz, o PT se comprometeu em entregar respostas à sociedade não só no âmbito econômico, mas também no “enfrentamento das profundas desigualdades presentes dentro do modelo de organização do capitalismo”. 

“O PT é uma ideia e desta ideia surge um sentimento dos combatentes, dos lutadores, dos homens, das mulheres que colocaram seu sangue para construir o ideal de sociedade, que buscaram a terra, que lutaram pela reforma agrária, dos trabalhadores urbanos, que se organizaram nos seus sindicatos para ter jornada de trabalho”, completou.


O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o partido “não é um fim”, mas sim um “instrumento para transformar a sociedade”. Ele ressalta que muitos dos jovens hoje em dia, por exemplo, “jamais entrariam em uma faculdade” não fossem as ações da agremiação ao longo da história. “Se nós olharmos o que é o Brasil com o PT e imaginar o Brasil sem o PT, você tem a devida dimensão da importância desse partido para a vida do povo”, avaliou.

A senadora Augusta Brito (PT) enfatizou o apoio dado pelo PT ao povo brasileiro desde a sua fundação, em 1980. “Foi com o PT que avançamos na ampliação dos direitos sociais, na valorização do salário-mínimo, na expansão do acesso à educação e na redução das desigualdades. Fomos nós que colocamos a fome no centro do debate e que fizemos do Brasil referência mundial no combate à miséria”. Para ela, a agremiação ainda contribuiu diretamente nas discussões sobre igualdade de gênero ao defender “políticas públicas que promovem a igualdade de direitos e combatem a violência de gênero”. 

Para o deputado federal José Airton Cirilo (PT), o Partido dos Trabalhadores é “referência de gestão pública no Ceará e Brasil até hoje com o presidente Lula (PT)”. Para ele, o PT tem a esperança de um país mais “justo, soberano, igualitário e sobretudo, um país de justiça social para o nosso povo”. 

Foram homenageados com certificados durante a solenidade o deputado federal e líder do governo na Câmara Federal, José Nobre Guimarães (PT); a secretária nacional de Organização do PT, Sônia Souza do Nascimento Braga; a secretária estadual de Mulheres do PT no Ceará, Maria de Fátima Bandeira de Paula; o fundador do PT no Ceará e membro da direção nacional do movimento de criação do partido, Francisco Alto Filho; a secretária de Assuntos Institucionais do PT em Fortaleza e membro do Conselho Fiscal do partido no Brasil, Luciana Castelo Branco; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), Waldemir Catanho de Sena; a vice-presidente do PT de Horizonte, Francisca Edilane de Sousa; o secretário de organização do PT, Marcus Antônio Cunha; as deputadas estaduais Jô Farias e Larissa Gaspar; o vice-prefeito de Maracanaú, Gerson Cecchini (PT); o médico psiquiatra Valton de Miranda Leitão; e a primeira vereadora eleita do PT, Ana Maria Ferreira de Freitas”.

Também participaram do momento de homenagens os militantes históricos Maria Felícia Barbosa (PT Crateús), Antônio Alves Melo (PT Ipaporanga) e Iara Maria Lima do Carmo (PT Maracanaú); e as personalidades Leda Vasconcelos Carvalho e Elisângela Araújo Pinto. 

Presidente do PT no Estado do Ceará, Antônio Alves Filho falou em nome dos homenageados e ressaltou que o partido surgiu com o objetivo de dar voz aos que não tinham oportunidades. “Essa organização política tem sido capaz de ser porta-voz das causas que o povo brasileiro necessita e pelas quais tem lutado ao longo da nossa história. O trabalhador olha pro PT e enxerga em nós as suas causas, enxerga em nós emprego de qualidade”, defendeu.

A mesa da sessão solene foi composta pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB); pelos parlamentares estaduais De Assis Diniz, Guilherme Sampaio (PT) e Missias Dias (PT); pelo governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT); pela senadora Augusta Brito (PT/CE); pelo deputado federal, José Airton Cirilo (PT/CE); pelo presidente estadual do PT (Ceará), Antônio Alves Filho; e pela secretária nacional de Organização do PT, Sônia Braga. 

 

Últimas notícias