Deputados estaduais aprovaram um Projeto de lei de autoria do deputado Romeu Aldigueri que institui a Campanha Permanente de Combate à Misoginia no Estado do Ceará. O texto aprovado em plenário durante sessão do dia 11 de dezembro de 2024 tem o objetivo de prevenir, combater e erradicar todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres.
A Campanha compreenderá ações educativas e de sensibilização da população sobre o respeito aos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero; capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, segurança pública e assistência social para a identificação e o enfrentamento da misoginia; criação de canais de denúncia e apoio às vítimas; divulgação de materiais informativos e educativos em diversos formatos e mídias; entre outras ações.
“Nossa proposta visa não apenas reduzir os índices de violência, mas também transformar a cultura que perpetua a desigualdade de gênero, promovendo um ambiente de respeito e igualdade para todas as mulheres. A instituição da campanha representa um passo significativo na luta pelos direitos das mulheres e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, explica o propositor.
Para o autor do projeto, a criação de uma campanha permanente é de suma importância para garantir a continuidade e a abrangência das ações de combate à misoginia, promovendo a educação e a conscientização da população, capacitando os profissionais que lidam diretamente com as vítimas e fortalecendo as redes de apoio e proteção.