Mais apoio a mulher e ao homem do campo do Crato. Esse é objetivo da Prefeitura do Crato com o início, nesta terça-feira (14), do Programa de Aração de Terra (Proara) 2024/2025. O lançamento oficial aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. O programa, que visa fortalecer o desenvolvimento agrícola e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, já está em andamento, com máquinas em campo preparando o solo para o plantio.
A secretária de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Julliana Bezerra, informou que o cadastramento para o Proara continua aberto. Atualmente, três tratores realizam os serviços, atendendo distritos e parte da sede do município, com suporte de uma equipe de fiscalização.
O prefeito André Barreto destacou que, apesar do atraso causado pela transição da gestão municipal, o programa já alcançou o mesmo número de produtores e área cadastrada em relação ao ano passado. Ele reforçou a importância do Proara para estimular a produção agrícola e convidou os produtores que ainda não se cadastraram a procurar a sede da secretaria.
Até o momento, 250 produtores rurais estão cadastrados, abrangendo mais de 220 hectares de terra. As localidades incluídas no cadastro são Monte Alverne, Ponta da Serra, Dom Quintino, Bela Vista, Santa Rosa, Campo Alegre, Belmonte, Baixio das Palmeiras, Santa Fé e a sede do município.
O lançamento contou com a presença do presidente da Câmara, Matheus Leite; dos vereadores Ariza Silva e Tota Lobo; do deputado estadual Pedro Lobo; secretários municipais e produtores rurais.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane Bispo, afirma que nesse momento é muito importante os agricultores terem esse apoio, para que possam plantar, e que continuará buscando a parceria do poder público municipal e outros órgãos para facilitar mais a vida do homem do campo. "Atravessamos esse período de estiagem que se estendeu e foi muito longo, mas agora é necessários não perdermos tempo e realizar o plantio", diz ela
Investimento no campo
A aração é uma etapa fundamental na preparação do solo antes do plantio, favorecendo sua oxigenação, potencializando o crescimento saudável das sementes e o aumento da produção em até 40%. O programa representa um subsídio para o homem do campo, com isso potencializando o aumento da produtividade e o desenvolvimento rural.
O programa segue como referência no interior cearense, fortalecendo a parceria entre gestão pública e comunidades rurais com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. Entre as safras de 2021 a 2024 foram investidos mais de R$ 370 mil, atendendo a 596 famílias diretamente, beneficiando cerca de 2.384 pessoas, com 525,18 hectares de terras aradas. O índice de produção aumentou, neste período, cerca 55% nas áreas atendidas pelo programa.