Na cidade de Mauriti, no Sul do Ceará, foi registrado, neste domingo (26), o segundo caso grave de violência contra animais na mesma semana. Um cachorro foi morto e uma cadela foi gravemente ferida por disparos de uma arma de pressão.
A cadela precisou passar por cirurgia para retirar o projétil do corpo. Ela já está bem e medicada.
A informação foi divulgada pelo Instituto Mauritiense de Proteção Animal. A entidade também havia sido responsável por informar o caso de um cachorro que foi amarrado com uma corda em um carro e depois foi arrastado.
O animal já estaria morto quando foi amarrado na traseira do veículo.
"Esses atos de violência chocam, revoltam e entristecem. Não há justificativa para tanta maldade. Animais são seres indefesos que confiam nos humanos e atitudes como essas não só desrespeitam a vida, mas também refletem a necessidade urgente de uma sociedade mais consciente e empática", diz nota emitida pelo instituto.
Maus tratos a animais são crime
O Código Penal brasileiro tipifica maus tratos a animais. A conduta é considerada crime também na Lei federal 9.605/1998.
Em casos de violência praticada contra cães e gatos, a pena varia de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.
(As informações são do Diário do Nordeste)