quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Guimarães: Articulação com ministérios de Portos e Aeroportos e Fazenda garantirá voos Juazeiro-Fortaleza


O deputado José Guimarães, que lidera o governo do presidente Lula na Câmara, assegurou que os voos Juazeiro-Fortaleza e Juazeiro-Recife não deverão ser encerrados. Uma articulação com os ministérios dos Portos e Aeroportos e da Fazenda está em curso para reverter a recente notícia divulgada pela Azul, responsável pelo trecho. 

O líder do governo falou sobre a articulação que vem fazendo desde a segunda-feira (20) em Brasília, e informou que o presidente Lula foi comunicado.

“O fim dos trechos representa um impacto na economia do Ceará, Pernambuco, Maranhão e Piauí, com maiores consequências para o Cariri Cearense”, destacou o parlamentar em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, nesta quarta-feira (22). 

“Conversei com o ministro Silvio Costa Filho, responsável por Portos e Aeroportos, e com Rui Costa, da Casa Civil. Todos os prefeitos têm me ligado. Esta semana, o ministro Rui Costa convocará uma reunião com os ministérios de Portos e Aeroportos, Turismo e a companhia Azul”, afirmou.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, é um dos principais terminais do nordeste, tendo registrado no ano passado 500 mil passageiros entre voos e decolagens. “Temos demanda, temos capacidade de reverter essa situação e não deixar que o fim desses voos prejudique a economia do Cariri”, disse o deputado. 

Em agosto do ano passado, com articulação de Guimarães como líder, a Câmara aprovou um projeto de lei que permite a utilização de recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para financiar companhias aéreas que operam voos regulares no Brasil.

À época, o Ministério de Portos e Aeroportos estima que o fundo financiará cerca de R$ 5 bilhões para fortalecer as empresas aéreas em operação regular no país.

Ele ressaltou que a liberação desses recursos está em discussão junto ao Ministério da Fazenda, especialmente em função da alta do dólar ter impactado para o recuo da companhia aérea e o encerramento dos voos, previstos para operar apenas até março

José Guimarães enfatizou o apoio do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e destacou a importância da região do Cariri como um polo econômico significativo para o Estado.

 “Quase 500 mil pessoas embarcaram no aeroporto de Juazeiro do Norte no ano passado. As rotas serão retomadas, seja com a Azul ou outra empresa. Temos que restabelecer os voos diários. É um vetor que fortalece a economia”, concluiu o parlamentar.

Últimas notícias