O governador do Ceará, Elmano de Freitas, se reuniu nesta terça-feira (14) com o embaixador do Brasil em Haia, nos Países Baixos, Fernando Simas Magalhães, e com o ministro-conselheiro Juliano Maia. Segundo o chefe do Executivo cearense, o objetivo foi firmar parcerias para estreitar ainda mais as relações econômicas entre o Ceará e a Holanda.
“Principal porta de entrada de combustíveis da Europa, o Porto de Roterdã, nos Países Baixos, tem como prioridade descarbonizar suas operações”, avalia o governador. “A meta é que boa parte do hidrogênio verde que chegará à Europa por meio dele seja do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que tem se consolidado como o hub de H2V no Brasil. O nosso intuito é fortalecer ainda mais essa parceria entre os portos de Roterdã e Pecém”, destaca Elmano de Freitas.
No Ceará, a estimativa de investimento é de US$ 24 bilhões em projetos de produção de hidrogênio verde, que serão responsáveis pela criação de 80 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos. Para atender a essa demanda, o Governo do Ceará está oferecendo capacitação em energias renováveis. A expectativa é formar, por meio do projeto H-Tec, mais de 11 mil profissionais na área.