O Ceará tem 45% de probabilidade de chuvas dentro da média nos três primeiros meses da quadra chuvosa de 2025. É o que aponta o primeiro prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), abrangendo os meses de fevereiro, março e abril, divulgado na manhã desta quarta-feira (22).
A apresentação dos dados ocorreu na manhça dessa quarta (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A Funceme indica ainda 20% de chance de as chuvas ficarem acima da média e outros 35% de resultarem na categoria abaixo da média, no mesmo período. Em algumas regiões do Estado, porém, a tendência é de poucas precipitações.
"Temos um gradiente, em que as chuvas acima da média, tendem a acontecer a Noroeste do Estado. E à medida que a gente vai para o Sudeste do Estado, nós passamos a ter anomalias negativas, ou seja, chuvas abaixo da média. Então, existe ainda essa cautela: pela variabilidade espacial das chuvas, nós podemos ter eventos extremos", alerta Eduardo Sávio, presidente da Funceme.
Tradicionalmente, a Fundação elabora dois prognósticos: um de fevereiro a abril, e outro de março a maio de cada ano. O segundo estudo será divulgado nos próximos meses. O órgão meteorológico cearense divulgou tabela que mostra o quanto deve chover em cada região para que os acumulados se classifiquem na categoria "em torno da média".