quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Artigo - CERU realiza o seu passeio envolvendo estudantes e comunidade escolar inseridos próximos à FLONA, em Crato

Fotos:Divulgação/ CERU


Por Professor Dida.


Há quase quatorze anos, o Ciclo Estudantil Rural (CERU) realiza o seu passeio envolvendo estudantes e comunidade escolar inseridos nas proximidades da Floresta Nacional do Araripe (FLONA) em Crato, transformando o que seria apenas um passeio ciclístico em uma experiência de contemplação às belezas naturais do entorno e em uma festa de alegria, cidadania, consciência ecológica e reflexão.

Com mais de 200 participantes devidamente uniformizados e um público crescente, o projeto leva às trilhas mensagens de alegria, educação, sustentabilidade e consciência socioambiental, através do disparo de bombinhas de sementes de plantas nativas, visando a preservação do meio ambiente. 

Somos muito mais que um simples passeio, buscamos unir os valores de respeito à natureza, gerando o engajamento social, reafirmando uma perspectiva implantada no sentido de que o meio ambiente seja sempre uma essência da Vida".

"A construção de um saber colaborativo é salutar e cheia de possibilidades. Sempre que possível é interessante trazer para o cotidiano da sociedade uma visão holística com bases estruturantes no geosistema.


A integração do alunado a projetos no qual se busca dignificar e promover a consciência ambiental é a base fundamental do projeto e é um momento oportuno para se promover uma análise dialética em buscar de uma reflexão mais aprofundada do geosistema no entorno da escola e da comunidade onde estamos inseridos. Promover ações de cidadania, visando o bem estar coletivo, como elementos indispensáveis na construção de uma nova maneira de agir no mundo e nas relações interpessoais.

Como consequência, o evento vem reafirmar nossa atitude, pautada em uma visão crítica das ações da sociedade integradas ao meio ambiente. Uma ação criativa como outras efetuadas, através da implementação de uma cultura interdisciplinar, servem de parâmetro socioambiental do local regional e global.

Com o objetivo de promover uma maior participação em assuntos ambientais visando diferentes possibilidades que venham adentrar o cenário com perspectivas firmes e perseverantes nas lutas da gestão ambiental além de promover atividades que favoreçam mudanças de comportamento que leve o educando a repensar sua participação em ações na preservação do meio ambiente.

Exaltar a prática de atividades da cultura corporal de movimentos como instrumento imprescindível na conscientização e formação de sujeitos críticos e participativos nas lutas diárias pela preservação ambiental.

Estimular uma maior integração entre escolas, família e poder público objetivando uma maior visão do compromisso no enfrentamento das mazelas sócio ambientais consolidadas ao longo da história do mundo.

"Junte-se a nós no CERU 2025 e faça parte de um evento que une alegria, cultura, sustentabilidade, consciência ambiental e consciência social".


Últimas notícias