A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) busca estar cada vez mais próxima da população por meio dos seus vários órgãos, a exemplo da Casa do Cidadão, com a emissão de documentos diversos, e da Sala do Empreendedor, que visa ao fortalecimento dos empreendedores cearenses. Juntos, esses órgãos atenderam mais de 76 mil pessoas em 2024.
A Casa do Cidadão, que funciona por meio de parceria firmada com a Secretaria de Proteção Social (SPS), realizou 72.894 atendimentos no último ano. Foram 12.685 documentos emitidos, dos quais mais de 11,3 mil foram de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Outros documentos emitidos que merecem destaque são a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, com 341 emissões; o atestado de antecedentes criminais, com 289, e mais de 5,8 mil atendimentos relacionados ao CPF.
Em 2024, o grande desafio, de acordo com a coordenadora da Casa do Cidadão da Alece, Wellen Monte, foi iniciar o atendimento de um novo documento – a Carteira de Identidade Nacional. “Para ser emitido, o CIN necessita da participação de outros órgãos, tais como o Ministério da Justiça e a Receita Federal. Acreditamos que em 2025 o trabalho será mais eficiente, visto que o primeiro ano já foi superado e que concluímos 2024 com mais de 12 mil atendimentos”, pontua.
SALA DO EMPREENDEDOR
Coordenador-geral da Sala do Empreendedor da Alece, deputado Alysson Aguiar (PCdoB), visita atividades da Semana do Mei - Foto: Paulo Rocha
Outro órgão com foco na cidadania é a Sala do Empreendedor, que busca dar oportunidades aos pequenos empreendedores do Estado, sobretudo para aqueles que ainda desconhecem o processo de legalização de seus negócios. O órgão oferece atendimento simplificado, gratuito e de qualidade aos microempreendedores individuais (MEIs), em conjunto com órgãos parceiros, focado no desenvolvimento dos negócios de forma sustentável e inovadora.
Foi a partir dessa meta que a Sala do Empreendedor realizou os 3.273 atendimentos em 2024 e fortaleceu sua atuação. No último ano, a Sala teve seu trabalho reconhecido com o Selo Ouro do Sebrae pela referência no atendimento, referente a 2023. Neste ano, a Sala do Empreendedor da Alece concorre novamente acerca do serviço ofertado em 2024.
De acordo com a assessora de relações institucionais da Sala do Empreendedor, Maria de Jesus Dias da Silveira, no ano passado houve um considerável aumento nos atendimentos realizados, ganhando cada vez mais visibilidade entre os empreendedores cearenses. Além disso, ela destaca que o órgão atingiu nota máxima na satisfação do atendimento. “Avaliação essa feita pelos próprios empreendedores atendidos pela gente. A satisfação foi unânime entre eles”, disse.
Maria de Jesus destaca ainda que, no ano passado, a Sala realizou a Semana do MEI, uma série de eventos em alusão ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino; recebeu visita de uma comitiva do Rio Grande do Norte para conhecer o trabalho realizado pela única sala do empreendedor em uma casa legislativa no País; celebrou novas parcerias e renovou outras e visitou comunidades para dar suporte a empreendedores.
“Fomos até esses locais que nos solicitaram, ouvimos e auxiliamos os empreendedores locais, levando os parceiros que oferecem linhas de crédito, formalizamos negócios e outras ações”, ressalta Maria de Jesus.
SERVIÇO
Casa do Cidadão
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio de agendamento realizado exclusivamente pelo site : https://www.sps.ce.gov.br/sistemas/
Endereço: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III) - Av. Pontes Vieira, n°2.348
Telefone: (85) 3277-2782 / 3277-2786
E-mail: casadocidadao@al.ce.gov.br