Nesta segunda (6), durante encontro com os secretários e as secretárias, o governador Elmano de Freitas fez balanço das ações da gestão nos dois últimos anos e definiu o alinhamento dos projetos prioritários para execução em 2025 e 2026. Todas as ações foram fundamentadas no equilíbrio fiscal e transparência, destacando-se pelo investimento público recorde no ano passado.
Para 2025, a determinação do governador é acelerar as entregas em diversas áreas para melhorar a vida dos cearenses e avançar o Ceará. “A nossa avaliação é positiva, com perspectiva de acelerar as entregas. Nós começamos agora uma fase de entregas e conclusão daquilo que nos comprometemos”, acrescentou.
Sobre os próximos passos, o gestor destacou que, além da saúde, também são prioritárias áreas como a Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico e Proteção Social.
O País está crescendo em torno de 3 e 3,5%, nós tivemos o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] de 6,7%. Nós crescemos praticamente o dobro do Brasil [no terceiro trimestre de 2024]. Para produzir mais, precisamos ter mais gente empregada e inovação tecnológica. Isso resultou nós tirarmos 300 mil pessoas da extrema pobreza no Ceará. O que demonstra o caminho de priorizar as pessoas e as oportunidades para elas”, disse Elmano de Freitas.
Nesse sentido, outro destaque é o aquecimento da geração de empregos no estado. “O saldo de empregos é de 114 mil a mais [somando 2023 e 2024 até novembro]. Não só estamos criando mais empregos, como criando empregos de salários melhores. Queremos que sejam ainda melhores. Para isso, estamos investindo em energia renovável, tecnologia da informação e comunicação, educação e ensino superior”, enfatizou o governador.
Educação
Farol do Ceará para o Brasil, a educação pública cearense continuou avançando em 2023 e 2024. O estado tem a melhor rede pública do Brasil no Ensino Fundamental e a terceira melhor nota no Ensino Médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (Mec).
A meta para os próximos dois anos é entregar 138 novas escolas, ampliando o tempo integral em toda a rede estadual, com jornada diária de nove horas. Atualmente, 75% da rede tem a jornada prolongada implementada. “Nosso foco é elevar os índices de aprendizagem, promover uma educação de qualidade e ampliar as oportunidades para nossos jovens, sempre priorizando um ambiente escolar acolhedor e transformador”, definiu a secretária da Educação, Eliana Estrela.
Infraestrutura
Como antecipado pelo governador, serão muitas as entregas na área de Infraestrutura, uma vez que as obras estruturantes permeiam todas as políticas públicas do estado.
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston apontou algumas: “A mobilidade urbana está em primeiro lugar e, também, energia. Nós precisamos ter uma atenção à questão do Pecém, onde serão instaladas as empresas de Hidrogênio Verde. A gente precisa de ampliação das linhas de transmissão. Outra prioridade nossa é a internalização da fiação elétrica de Fortaleza e outros municípios”.
Em parceria com a União, o Governo do Ceará também projeta aceleração das obras da Ferrovia Transnordestina, Eixão das Águas e Ramal do Salgado, além da duplicação de trechos da BRs 116 e 222 no estado.
“Marcar com o ministro Renan a agenda de início das obras da duplicação da BR-116 e a Bancada Federal, a quem eu agradeço demais, por garantir ao Estado do Ceará R$ 233 milhões para começarmos a duplicação da BR-222. Quero conversar com o ministro Renan para que o Governo Federal aporte uma parte do recurso, o Estado do Ceará aportará R$ 233 milhões. Isso nos permite vislumbrar duplicá-la pelo menos até São Luís do Curu”, afirmou o governador Elmano.
Segurança Pública
Outra prioridade é intensificar o fortalecimento das Forças de Segurança do Estado, com novos concursos, entrega de viaturas e equipamentos, entre outras melhorias. O titular da pasta, Roberto Sá, falou sobre aprimorar o trabalho permanente de combate à criminalidade.
“Em 2025, vamos estabelecer algumas outras estratégias, para a gente aproveitar esse investimento do Governo do Estado em pessoas, aumentando o efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia. Investimento em tecnologia, viaturas, motocicletas, na área de Inteligência, aumentando número de postos no estado inteiro, capilarizando pessoas com treinamento e informações suficientes para nos fazer chegar a dados mais sensíveis”, concluiu.