A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (11/12), no Plenário 13 de Maio, a entrega da certificação dos municípios aptos a receberem o Selo Alece ESG na Gestão Pública. Ao todo, 12 municípios, entre 41 inscritos, atenderam aos critérios e atingiram pontuação necessária para receberem a premiação prata ou bronze.
O selo é uma iniciativa pioneira do Legislativo cearense, promovida por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, em parceria com o Governo do Estado, e com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que visa reconhecer as gestões municipais que atuam alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.
Conseguiram pontuação Prata os municípios de Crato, Irauçuba e Sobral, enquanto os municípios de Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Itaitinga, Itapipoca, Mauriti, Pires Ferreira, Russas e Tauá receberam a premiação na categoria Bronze. Os municípios de Madalena e Eusébio ficaram muito próximos à pontuação exigida pela comissão do Selo e receberam uma menção honrosa.
O vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), parabenizou o Comitê de Responsabilidade Social pela iniciativa e reformou a importância de ações voltadas para a sustentabilidade e as boas práticas. O parlamentar disse, ainda, que é preciso continuar com as políticas públicas que visam melhorar a vida dos cearenses, no tocante ao meio ambiente.
“Quero parabenizar todos os prefeitos que servem de estímulo para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Esta é mais uma ação que merece destaque, entre tantas outras da Mesa Diretora desta Casa, nos últimos quatro anos. O que mais me chamou atenção nesta gestão foi a visão de descentralização de grandes projetos desta Casa para outras regiões do Ceará. Hoje, temos um braço permanente da Alece no Cariri e queremos muito que o Selo Alece ESG também seja um desses projetos”, afirmou Santana.
A primeira-dama da Alece e presidente do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, disse que esta primeira edição do Selo Alece ESG chama atenção para as necessidades de adaptação que as questões climáticas exigem de cada município do Estado. Ela pontuou que a gestão da Casa se baseou nos 17 objetivos sustentáveis da ONU, para implementar diversas ações ao longo dos últimos anos.
“Ao instituir o Selo, a Alece torna nosso Estado referência nas políticas socioambientais e de governança. Todos os dias enfrentamos desafios sociais, ambientais e econômicos que demandam um equilíbrio do desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental. Faço um agradecimento aos prefeitos que estão levando aos seus municípios as boas práticas. Um bom gestor precisa ter esse olhar para transformar a vida das pessoas”, afirmou Cristiane Leitão.
A secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, disse que falar da Pasta que comanda é falar do futuro, sustentabilidade e acessibilidade. Segundo ela, a luta pela justiça social caminha junto com a luta pela justiça ambiental e pontuou que ESG não é mais uma tendência, mas uma exigência de um mundo que clama por mudanças.
“Nos últimos anos, o planeta tem enfrentado desafios sustentáveis e sociais sem precedentes. Precisamos construir uma proposta que fortaleça essa política para conseguirmos driblar essa crise climática. O Selo Alece ESG é reflexo da política de transformar o Ceará em um estado mais sustentável, responsável para as próximas gerações e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, disse Vilma Freire.
HOMENAGEADOS
Compuseram a mesa a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a secretária-executiva da Casa Civil, Joelise Collyer; a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, Vilma Freire; o superintendente Estadual do Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; e a prefeita de Madalena, Maria Sônia de Oliveira Costa.
A primeira-dama da Alece recebeu uma homenagem do Comitê de Responsabilidade Social durante a cerimônia de premiação. Cristiane Leitão agradeceu dizendo que o Selo havia sido construído por muitas mãos de servidores de todos os setores da Casa.
Foram homenageados os servidores da Alece, Afonso Gonçalves de Carvalho Neto, Airton Martins de Castro, Amanda Melo de Santiago Alencar, Cecília Cláudia Bezerra Correia Nogueira, Édipo Henrique Pessoa de Oliveira, Felipe Pereira Vidal Cardozo e Heline Joyce Barbosa Monteiro.
Também foram homenageados os servidores, Jamila de Oliveira Lopes Sangalli, Rodrigo Martiniano Ayres Lins, Victor Rocha da Costa, Anísio Silva de Alcântara, Francisco Cristiano de Lima, Leones Fernandes de Mendonça Filho, Vicente Soares Neto, Edson Santos Junior e Giselle Dutra.