O secretário do Desenvolvimento do Agrário (SDA), Moisés Braz, lança oficialmente o Estudo de Solos do Ceará nesta quinta-feira (5). Parceria da SDA, por meio do Projeto São José, com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o lançamento contará com a presença do presidente Eduardo Sávio e acontece durante o I Seminário de Solos do Ceará e a Feira Saberes e Sabores do (PSJ)
O estudo utilizou a escala de 1:100.000 como base de levantamento que permite mapear com mais precisão e detalhamento as diferentes áreas do território cearense.
O levantamento de solos do Ceará contará com duas ferramentas para acesso público ao estudo, com um e-book e o aplicativo Solos+Ceará. As ferramentas serão apresentadas e estarão disponíveis para baixar durante o evento. A ação ocorre por meio da parceria da SDA com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a consultoria Geosolos.
O levantamento de solos fornecerá informações essenciais para promover o uso sustentável dos recursos naturais e estratégias para adoção de tecnologias de adaptação com o semiárido e medidas de mitigação para agricultura, que trarão resultados positivos e tornarão o setor mais viável, tanto para grandes e médios produtores quanto para o agricultor familiar.
“Este estudo do solo trará muitas informações importantes para a atuação da política agrária do Ceará desenvolvida pelo Sistema Estadual de Agricultura (SEA) e executada na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Ele não substitui a análise de solo que nossos agricultores precisam fazer em suas áreas de produção, mas reforça o compromisso do Governo do Ceará com a ciência e busca integrar novas tecnologias para melhorar a vida dos agricultores familiares, gerando mais produção e desenvolvimento no campo.”, destacou Moisés Braz, secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará.