Aurélio Alves/O Povo |
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e a vice em sua chapa, Gabriella Aguiar (PSD), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) nesta quinta-feira, 19. Além deles, os 43 vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) passaram pelo processo que é a confirmação de que os candidatos foram efetivamente eleitos e, assim, podem tomar posse.
A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Evandro agradeceu a confiança da população e o apoio que recebeu do amplo arco de aliança de partidos durante a campanha. “Estarmos aqui sendo diplomados é motivo de muito orgulho, mas também temos o entendimento da dimensão que nos espera e da missão que nos espera. Estamos felizes, mas, ao mesmo tempo, com humildade e com muita responsabilidade”, ressaltou.
O prefeito eleito apontou preocupação diante do orçamento de R$ 14 bilhões aprovado pela Câmara nesta semana. Apesar do valor, a destinação dos valores foi elaborado pelo grupo do atual prefeito José Sarto (PDT).
“Nos deixam preocupados. A aprovação deste orçamento sem estar em sintonia com as nossas prioridades, isso também nos deixa ainda mais para preocupados, porém sabíamos que iríamos encontrar. Muitas dificuldades que iriamos encontrar”, pontou.